A pauta tratou do tráfego de caminhões betoneira e do descarte de concreto nas obras, tema que impacta diretamente a mobilidade urbana e a conservação do asfalto. O prefeito Sandro Mabel destacou que a Prefeitura está investindo R$ 700 milhões na recuperação de 800 km de asfalto, e que o excesso de peso dos caminhões betoneira é um dos fatores de deterioração acelerada das vias.
No encontro, a Ademi desempenhou importante papel social, mediando um acordo entre Prefeitura e as concreteiras para a regularização das operações. Entre as soluções discutidas, estão: a adoção de lava-bicas de concreto para destinação correta dos resíduos e a definição de limites de carga: caminhões de 3 eixos, até 5 m³, e de 4 eixos, até 8 m³.
A iniciativa fortalece o diálogo entre poder público e setor produtivo, buscando equilíbrio entre mobilidade urbana, legalidade das operações e as necessidades da construção civil.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Felipe Melazzo, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu e o secretário da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), Fernando Pertenella, que lideraram as discussões junto a concreteiras, construtoras e representantes do mercado imobiliário.
Publicações relacionadas
Painel monumental executado manualmente no rooftop de edifício na Ricardo Paranhos, em Goiânia, transforma empreendimento em novo marco visual da capital
Entre as três cidades brasileiras mais procuradas para imóveis de luxo, a capital goiana comemora melhor resultado histórico no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, ficando entre as cinco capitais brasileira mais desenvolvidas do país
Pesquisa de consolidação do primeiro trimestre de 2026 da Ademi-GO aponta aquecimento da demanda, subdesempenho do MCMV na capital e sinal amarelo para os prazos de licenciamento; Com mercado aquecido, vendas residenciais nos primeiros três meses de 2026 superam em 12,7% as vendas do mesmo período do ano passado; Valorização dos imóveis registra 3,6% no primeiro trimestre e deve seguir intensa com as pressões estruturais do mercado.
Para suprir a crescente necessidade de moradores que possuem carros de maior porte, as construtoras estão inovando. Espaço gigante tem acesso exclusivo, lâmpadas de led e bancada