O desempenho operacional das incorporadoras, no segundo trimestre, demonstrou que, embora a pandemia de covid-19 tenha afetado, fortemente, os lançamentos — principalmente das companhias com foco nas rendas média e alta —, atingiu menos as vendas do que o esperado pelo mercado a partir das sinalizações do próprio setor no início da disseminação do coronavírus.
De abril a junho, as vendas líquidas das incorporadoras listadas em bolsa caíram 20%, na comparação anual, patamar muito inferior aos 53% de queda dos lançamentos. Em conjunto, o setor lançou R$ 2,79 bilhões e vendeu R$ 4,35 bilhões.
O levantamento inclui Cyrela, Direcional Engenharia, Even Construtora e Incorporadora, EZTec, Gafisa, Helbor, Mitre Realty, Moura Dubeux, MRV, PDG Realty, RNI Negócios Imobiliários, Rossi Residencial, Tecnisa, Tenda, Trisul e Viver Incorporadora, considerando a parte própria das companhias nos empreendimentos.
Na divulgação dos balanços, as incorporadoras demonstraram tom mais otimista em relação ao terceiro trimestre. “Este trimestre deve ser de recuperação para o segmento de média e alta renda, chegando próximo ao nível pré-crise”, diz Enrico Trotta, analista de mercado imobiliário do Itaú BBA.
Fonte: Valor Investe
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte