A economia brasileira está vivenciando um novo momento e a conjuntura indica o início de um novo ciclo para o mercado imobiliário. A taxa de juros básica do país está em seu menor patamar histórico e com tendência de baixa. Economistas projetam juro real zero e, em consequência, os tradicionais investimentos conservadores, como fundos de investimentos lastreados em DI, resultarão em ganho real zero. Como investir nesse cenário?
Se de um lado não está fácil ganhar dinheiro com aplicações financeiras, de outro o cenário atual do mercado imobiliário desenha excelente perspectiva para o investimento em imóveis.
O mercado imobiliário vivenciou período difícil durante a crise dos últimos anos. Em Goiânia, o pior momento foi 2016, no qual o mercado de lançamentos vendeu menos de R$ 1 bilhão durante o ano. Apesar de 2019 estar sendo o terceiro ano de alta expressiva nas vendas de imóveis na capital, os preços ainda não se recuperaram na mesma proporção e o valor médio do metro quadrado dos apartamentos continua sendo um dos menores do País. Mas a valorização dos imóveis deve se intensificar nos próximos anos.
Acompanhando a taxa de juros geral da economia, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários encontram-se no menor patamar da história. Com a sua queda, o valor das parcelas diminui e mais pessoas passam a ter condições de comprar. Em outras palavras, com a queda da taxa, a demanda aumenta significativamente, aquecendo o mercado e intensificando a valorização dos imóveis.
Segundo pesquisas da Ademi-GO, nos anos de “boom” do mercado imobiliário, os imóveis na Capital valorizaram-se acima de 15% ao ano. Em tempos de crise, a valorização se manteve, em menores proporções, com uma média de 5% ao ano. No cenário atual, de valores ainda “achatados” em função da crise, e de aumento da demanda em função da taxa de juros baixa, estimamos que os imóveis possam voltar a se valorizar acima de 10% ao ano a partir de agora.
Para aqueles que investirem em imóveis para locação, pode-se imaginar ganho de 5% a 12% ao ano com aluguéis, que serão acrescidos à valorização do próprio imóvel. Portanto, o momento não poderia ser melhor para se investir em imóveis. Além da compra estar facilitada, com preços de venda ainda baixos e taxa de juros idem, a conjuntura é ideal para se ganhar com a valorização imobiliária: adquirir a preços baixos e com grande tendência de valorização!
Fernando Razuk
Vice-presidente da Ademi-GO e CEO da Somos DI
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte