Integrantes da Comunidade da Construção Civil de Goiás conhecem de perto o sistema de reboco projetado, que reduz pela metade tempo gasto nessa fase da obra. Visita técnica acontece no próximo dia 18 de fevereiro no Euro Park Residencial, onde profissionais da área trocarão experiências sobre inovações tecnológicas no setor. Encontro faz parte do programa Café da Manhã em Obra, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Profissionais terão a oportunidade de conhecer sua aplicação na prática e seus aspectos técnicos. É uma excelente oportunidade para troca de experiências”, ressalta o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao citar a atividade que acontece na obra do empreendimento da Incorporadora Euroamérica que está sendo construído pelo Grupo Toctao. Outras inovações da obra, assim como a norma de desempenho também serão assuntos da pauta.
De acordo com uma das engenheiras responsáveis pela obra, Cecile Guimarães Ulhoa, o grande destaque do empreendimento é justamente a utilização da técnica reboco projetado, que tem ganhado adeptos nos últimos anos pelo seu ganho de tempo.
“Utilizamos o reboco projetado pelo sistema Matriz da Votorantim, tanto internamente quanto externamente. Esse sistema permite reduzir a logística da obra, otimizando o transporte vertical do cimento, a produtividade, além de evitar prejuízos. Para se ter uma ideia, no modelo convencional gastamos, em média, 15 dias para finalizar um apartamento. Já com esse sistema, o tempo reduz em uma semana”, explica Cecile.
A primeira fase do Euro Park foi construída utilizando o mesmo sistema, sendo a primeira obra do Estado a usar o reboco projetado na parte interna e externa da construção. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado final. Pesquisas têm confirmado que a qualidade do reboco também tende a ser melhor que o feito no modelo convencional”, frisa a engenheira.
Toda obra está sendo executada de acordo com o Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Grupo Toctao que, por sua vez, é baseado nas certificações de qualidade (NBR ISO 9001 e PBQP-H), ambiental (NBR ISO 14001) e de saúde e segurança (OSHAS 18001).
Comunidade da Construção
A Comunidade da Construção é um movimento nacional que busca integrar a cadeia produtiva e aumentar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento. Ela reúne construtoras, fabricantes de materiais, projetistas, prestadores de serviço, universidades, entidades e consultores em um grupo com o objetivo de aumentar sua competitividade no mercado.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Evento reúne especialistas do mercado para discutir certificações, financiamento verde, industrialização e experiências práticas de sustentabilidade na construção civil.
Incorpora ABRAINC 2026 chega à 9ª edição como principal fórum presencial da incorporação imobiliária
Evento reúne lideranças do setor para discutir cenários, desafios e estratégias que devem orientar a incorporação imobiliária brasileira em 2027.
Nomeado a partir de sua inspiração, empreendimento Bauhaus terá interiores com peças de Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello; ainda em construção, prédio está localizado na esquina mais emblemática de Goiânia, em frente ao Parque Vaca Brava
Evento promovido pelo Sinduscon Goiás reúne especialistas para discutir certificações, sustentabilidade, critérios ESG e novas possibilidades de acesso ao crédito para empreendimentos da construção civil.