Integrantes da Comunidade da Construção Civil de Goiás conhecem de perto o sistema de reboco projetado, que reduz pela metade tempo gasto nessa fase da obra. Visita técnica acontece no próximo dia 18 de fevereiro no Euro Park Residencial, onde profissionais da área trocarão experiências sobre inovações tecnológicas no setor. Encontro faz parte do programa Café da Manhã em Obra, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Profissionais terão a oportunidade de conhecer sua aplicação na prática e seus aspectos técnicos. É uma excelente oportunidade para troca de experiências”, ressalta o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao citar a atividade que acontece na obra do empreendimento da Incorporadora Euroamérica que está sendo construído pelo Grupo Toctao. Outras inovações da obra, assim como a norma de desempenho também serão assuntos da pauta.
De acordo com uma das engenheiras responsáveis pela obra, Cecile Guimarães Ulhoa, o grande destaque do empreendimento é justamente a utilização da técnica reboco projetado, que tem ganhado adeptos nos últimos anos pelo seu ganho de tempo.
“Utilizamos o reboco projetado pelo sistema Matriz da Votorantim, tanto internamente quanto externamente. Esse sistema permite reduzir a logística da obra, otimizando o transporte vertical do cimento, a produtividade, além de evitar prejuízos. Para se ter uma ideia, no modelo convencional gastamos, em média, 15 dias para finalizar um apartamento. Já com esse sistema, o tempo reduz em uma semana”, explica Cecile.
A primeira fase do Euro Park foi construída utilizando o mesmo sistema, sendo a primeira obra do Estado a usar o reboco projetado na parte interna e externa da construção. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado final. Pesquisas têm confirmado que a qualidade do reboco também tende a ser melhor que o feito no modelo convencional”, frisa a engenheira.
Toda obra está sendo executada de acordo com o Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Grupo Toctao que, por sua vez, é baseado nas certificações de qualidade (NBR ISO 9001 e PBQP-H), ambiental (NBR ISO 14001) e de saúde e segurança (OSHAS 18001).
Comunidade da Construção
A Comunidade da Construção é um movimento nacional que busca integrar a cadeia produtiva e aumentar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento. Ela reúne construtoras, fabricantes de materiais, projetistas, prestadores de serviço, universidades, entidades e consultores em um grupo com o objetivo de aumentar sua competitividade no mercado.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte