A Caixa Econômica Federal fechou parceria com o Registro de Imóveis do Brasil para diminuir o tempo necessário para o repasse dos recebíveis das incorporadoras para o banco público. Ontem, a Caixa enviou um contrato assinado com a Tenda para o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. Foi a primeira operação da parceria fora da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, segmento em que 5 mil contratos já foram registrados.
Segundo o vice-presidente da entidade, Sergio Ávila, há previsão que o banco comece a enviar contratos da MRV, Direcional Engenharia e Cury a partir da próxima semana. “O prazo médio para o repasse está em torno de 30 dias. Queremos que seja reduzido para uma semana”, afirma.
De acordo com o vice-presidente dos Registradores de Imóveis do Brasil, a parceria com a Caixa não se restringe a unidades enquadradas no Minha Casa, Minha Vida, incluindo qualquer imóvel que se encaixe no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Ávila conta que, anteriormente, a documentação era entregue em papel ao cartório. Os dados eram passados para o sistema do cartório, que imprimia uma certidão física. Esse documento era levado pela incorporadora à Caixa, onde era digitalizado para que os recursos do repasse fossem liberados. No novo modelo, os dados são enviados e processados em rede. “Há um ganho de eficiência muito grande”, diz.
Caixa e Registro de Imóveis do Brasil já pretendiam estender a parceria para além da faixa 1 do programa habitacional, mas não havia sido estipulado prazo para isso. Com a mudança de cenário e o início de atuação dos cartórios em sistema de plantão, a ampliação do novo modelo foi acelerada. Ávila ressalta que todos os 3.657 cartórios de registros de imóveis do país poderão receber contratos pelo sistema e que o modelo pode abranger contratos de incorporadoras de pequeno porte. “Estamos conversando com o BB para que títulos do agronegócio sigam o mesmo caminho”, conta.
Procurada, a Caixa não quis comentar o assunto.
Para pessoas físicas, o Registro de Imóveis do Brasil está oferecendo a possibilidade de atendimento on-line em seu site, incluindo plantões por videoconferência, em que o cliente pode “tirar dúvidas como se fosse no balcão do cartório”, segundo Ávila. O vice-presidente da entidade conta que é possível agendar atendimento e que, somente se necessário, será solicitada a entrega presencial de documentos. Os clientes também receberão boletos on-line para pagar as custas do cartório.
Fonte: Valor Econômico
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte