No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% das neoplasias em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Os números são do relatório “A situação do câncer de mama no Brasil” elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e divulgado neste mês do Outubro Rosa. O documento também revela que em 2016 foram registrados 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres, o que representa uma taxa bruta de mortalidade de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres. As maiores taxas foram observadas nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, respectivamente com 19,3 e 18,5. Este é o tipo mais comum de câncer no Brasil, e o que mais mata mulheres no país.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, 95% dos casos da doença têm chances de cura, se detectado no começo, por isso importância dos exames anuais feitos pelas mulheres e a ampliação da rede de diagnóstico para a doença. A enfermeira Nara Borges, especialista em obstetrícia, enfermagem do trabalho, saúde pública e estratégias de saúde da família, reforça que “infelizmente, a maioria das mortes por câncer de mama acontece por conta de um diagnóstico tardio”.
À convite do Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção), Nara irá ministrar 13 palestras que serão realizadas em canteiros de obras de Goiânia e em sede administrativas de construtoras ao longo deste mês. A ação, que faz parte do projeto “Outubro + que Rosa”, do Seconci, será destinada a mulheres que trabalham nesses locais e também aos homens, para que sirvam de multiplicadores das orientações que serão passadas pela especialista.
“Apesar do setor da construção ter em seus canteiros uma maioria de homens, o público feminino vem crescendo nos últimos anos, sendo também presente. Além disso, nossa iniciativa beneficia as esposas e filhas dependentes dos profissionais de empresas associadas ao Seconci e todo o seu ciclo familiar e de amizade, uma vez que são estimulados a multiplicar as informações recebidas”, destaca o presidente do Seconci Goiás, Célio Eustáquio de Moura.
Nara Borges explica que uma das principais barreiras para que as mulheres encarem um tratamento contra o câncer de mama é o risco da perda da feminilidade e da autoestima. Porém, a especialista destaca que, com a evolução das tecnologias e técnicas cirúrgicas, hoje os tratamentos são menos agressivos e hoje há a lei que garante à mulher o direito à reconstrução mamária para aquelas que passaram por mastectomia, procedimento oferecido inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a especialista, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados e os outros 70% dos casos deveriam ter diagnóstico precoce, evitando assim os índices de mortalidade e morbidade. “A prevenção acontece por meio da adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; etc.”, destaca Nara Borges.
Sobre o Seconci Goiás
Seconci Goiás - Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás é uma Associação Civil autônoma sem fins lucrativos, mantida e administrada pelas empresas da construção, que visa atender os trabalhadores do setor e seus familiares no âmbito social, da saúde e segurança do trabalho, além de contribuir para a atuação socialmente responsável das organizações e com a comunidade goiana. Hoje, aos 28 anos, o Seconci Goiás possui mais de 200 empresas associadas e realiza aproximadamente 7.000 atendimentos ao mês, propiciando uma melhor produtividade nos canteiros de obras.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação