Foram oficialmente reincluídos, na Lei 14.020/20, os trechos que haviam sido objeto de vetos do presidente Jair Bolsonaro, os quais foram posteriormente derrubados pelo Congresso, em 4 de novembro.
A promulgação dos trechos vetados saiu na edição extra do Diário Oficial em 6 de novembro.
Com a promulgação de um dos trechos, as empresas do setor poderão continuar optando, até 31 de dezembro de 2021, entre recolher a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos à alíquota de 20%, ou sobre o faturamento à alíquota de 4,5%, no caso da construção civil.
Para o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, “certamente a medida contribuirá para incrementar a retomada do emprego formal na construção, além de possibilitar às empresas se planejarem melhor para 2021”.
O outro trecho vetado e que agora foi restabelecido diz respeito a regramentos para a realização da participação dos empregados nos lucros das empresas.
Originária da Medida Provisória 936/20, que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, a Lei 14.020 foi a que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário durante a pandemia de coronavírus.
Com os vetos, a lei atual garantia a desoneração somente até o final deste ano. Derrubados os vetos, o prazo de validade da desoneração foi prorrogadp até o fim de 2021.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte