O fato de o setor ter a disciplina de seguir a Norma Regulamentadora (NR) 18 – Saúde e Segurança da Construção facilitou a implementação rápida das medidas de proteção à Covid-19 nos canteiros de obras. A afirmação foi feita por Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, na live da Canpat 2020 – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, assistida por cerca de mil pessoas de todo o país, em 23 de junho.
O vice-presidente destacou os benefícios da nova NR-18, que entrará em vigor no primeiro trimestre de 2021. “Será uma norma de gestão, mais simples, que diz o que deve ser feito, desburocratizada e harmonizada com as demais normas de saúde e segurança”, afirmou. Lembrou ainda que a redação foi elaborada e finalizada por consenso entre as entidades de trabalhadores, empregadores e governo, com a participação de Sinduscons e Seconcis de todo o país.
Ishikawa, que também é presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), relatou o trabalho desta entidade junto com outras associações da construção civil para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus na indústria da construção. Mostrou todas as orientações adotadas pela higienização, distanciamento e uso de máscaras nos canteiros de obras. Falou da criação do Programa SOS – Seconci-SP Obra com Segurança, que disponibiliza a contratação de profissionais de enfermagem nos canteiros de obras, para medição de temperatura, orientação e acompanhamento dos afastamentos.
Ele também informou sobre o andamento dos testes sorológicos aplicados pelo Seconci-SP em trabalhadores da construção com sintomas que podem denotar Covid-19. Dos cerca de 5.200 testes aplicados até 22 de junho, 75% dos pacientes não mostraram a presença de anticorpos, 10,6 já tiveram a doença e permaneciam imunes, e 14,1% estavam infectados.
Segundo Ishikawa, as máscaras de proteção devem ser renovadas a cada duas ou três semanas, e vários itens ainda poderiam ser incorporados à nova NR 18, com orientações permanentes para a saúde dos trabalhadores.
A live da Canpat foi aberta com a participação dos presidentes Marcos Ribeiro (Sintesp, reúne os técnicos de segurança), Benvenuto Gonçalves (Anest, reúne os engenheiros de segurança do país), Murilo Pinheiro (Seesp – reúne os engenheiros de São Paulo) e dos auditores fiscais Marcelo Negri, Romulo Machado e José Almeida Jr., representantes da Secretaria Especial do Trabalho do Ministério da Economia. Na sequência, realizaram-se apresentações sobre as inovações da nova Nr 18.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte