O fato de o setor ter a disciplina de seguir a Norma Regulamentadora (NR) 18 – Saúde e Segurança da Construção facilitou a implementação rápida das medidas de proteção à Covid-19 nos canteiros de obras. A afirmação foi feita por Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, na live da Canpat 2020 – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, assistida por cerca de mil pessoas de todo o país, em 23 de junho.
O vice-presidente destacou os benefícios da nova NR-18, que entrará em vigor no primeiro trimestre de 2021. “Será uma norma de gestão, mais simples, que diz o que deve ser feito, desburocratizada e harmonizada com as demais normas de saúde e segurança”, afirmou. Lembrou ainda que a redação foi elaborada e finalizada por consenso entre as entidades de trabalhadores, empregadores e governo, com a participação de Sinduscons e Seconcis de todo o país.
Ishikawa, que também é presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), relatou o trabalho desta entidade junto com outras associações da construção civil para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus na indústria da construção. Mostrou todas as orientações adotadas pela higienização, distanciamento e uso de máscaras nos canteiros de obras. Falou da criação do Programa SOS – Seconci-SP Obra com Segurança, que disponibiliza a contratação de profissionais de enfermagem nos canteiros de obras, para medição de temperatura, orientação e acompanhamento dos afastamentos.
Ele também informou sobre o andamento dos testes sorológicos aplicados pelo Seconci-SP em trabalhadores da construção com sintomas que podem denotar Covid-19. Dos cerca de 5.200 testes aplicados até 22 de junho, 75% dos pacientes não mostraram a presença de anticorpos, 10,6 já tiveram a doença e permaneciam imunes, e 14,1% estavam infectados.
Segundo Ishikawa, as máscaras de proteção devem ser renovadas a cada duas ou três semanas, e vários itens ainda poderiam ser incorporados à nova NR 18, com orientações permanentes para a saúde dos trabalhadores.
A live da Canpat foi aberta com a participação dos presidentes Marcos Ribeiro (Sintesp, reúne os técnicos de segurança), Benvenuto Gonçalves (Anest, reúne os engenheiros de segurança do país), Murilo Pinheiro (Seesp – reúne os engenheiros de São Paulo) e dos auditores fiscais Marcelo Negri, Romulo Machado e José Almeida Jr., representantes da Secretaria Especial do Trabalho do Ministério da Economia. Na sequência, realizaram-se apresentações sobre as inovações da nova Nr 18.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação