Os índices de desempenho da indústria da construção pouco se alteraram na passagem de janeiro para fevereiro de 2020. Com isso, os índices de evolução mantiveram-se abaixo de 50 pontos, mostrando queda do nível e atividade e do número de empregados. É o que indica a Sondagem Indústria da Construção divulgada na segunda-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
No entanto, de acordo com a pesquisa, o período ainda carrega resquícios da sazonalidade desfavorável do início do ano agravados pelo feriado do carnaval.
Embora não tenham mostrado mudanças significativas, os índices se mantiveram em patamar elevado para o período, o mais elevado dos últimos oito anos. Isso sugere que o processo de recuperação do setor se manteve em fevereiro. Os índices de tendência futura, como os de expectativas, intenção de investimento e confiança (ICEI-Construção), registraram quedas leves, mas continuam mostrando otimismo por parte dos empresários em relação aos próximos meses.
“Apesar do nível de atividade e de emprego demonstrarem recuo em fevereiro, pois estão abaixo de 50 pontos, eles são os melhores para o período desde 2012, demonstrando que a construção nos primeiros dois meses do ano manteve o seu processo de recuperação iniciado no ano passado, o que é especialmente importante para a economia”, menciona a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.
“Vale lembrar a força do setor como motor de desenvolvimento nacional, pois é responsável pela ocupação de quase sete milhões de pessoas, entre trabalhadores com carteira assinada, empregadores, trabalhadores por conta própria, etc.”, completa.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Somente em 2025, empresa doou mais de 3 mil cestas básicas por meio do Meeting Solidário. Iniciativa criada em 2020 presta assistência a famílias vulneráveis e instituições sociais
A ADEMI tem o prazer de apoiar o INC Minas 2025. Garanta 10% de desconto com nosso cupom e faça parte dessa experiência única: APOIO2INCMINAS10
Você está pronto para elevar o nível das suas incorporações? O Incorpod é um evento exclusivo para líderes e executivos de construtoras e incorporadoras de goiânia e regiões que querem aprimorar seus processos, gerar mais valor e construir o futuro com inteligência.
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.