Amantes da arquitetura e interessados no uso sustentável da madeira na construção têm agora boa oportunidade. Trata-se de mostra, em cartaz até 13 de dezembro, no Espaço Angatu, sede do WWF-Brasil, no Lago Sul, em Brasília. Arquitetura da Madeira no Século XXI – a mostra - apresenta a reprodução de construções sustentáveis feitas com madeira espalhadas pelo mundo inteiro. São 11 maquetes de residências, ateliês, capelas, pavilhões, bibliotecas, passarelas, museus, pontes, vinícolas, edifícios e casas de árvore de diversos locais do Brasil e do mundo, feitas, em sua maioria, por estudantes de arquitetura.
A exposição celebra o potencial da madeira na construção civil, que tem baixa poluição e durabilidade maior. Segundo especialistas, não existem muitos materiais com qualidade, duração e contemporaneidade para a construção de estruturas. A madeira, no entanto, reúne todos esses quesitos. Em terremotos, abalos sísmicos e, até mesmo, durante incêndios, ao contrário do que muitos pensam, as estruturas de madeira são muito mais resistentes e demoram mais para serem abaladas. Além das maquetes, o público pode conferir 24 painéis com textos e fotografias que mostram como utilizar a madeira para construir variados tipos de estruturas.
No cenário mundial e contemporâneo, a construção de madeira é largamente utilizada. Entre as obras que podem ser observadas na exposição há reprodução de edificações no Chile, Japão, Estados Unidos, Áustria, Nova Zelândia, Suíça e Inglaterra. Uma que chama a atenção de quem entra no local é o Museu Yushuara Wooden Bridge, no Japão. Com técnicas tradicionais da arquitetura japonesa e chinesa, é um exemplo de design sustentável, com grandes balanços e utilização de peças de pequenas dimensões. (Fonte: Correio Braziliense)
Publicações relacionadas
Celebrando 41 anos de trajetória no mercado imobiliário, um...
Mais verde, áreas comuns ao ar livre multiuso, que proporcionem mais contato com a natureza, e opções variadas de espaços fitness, para esportes e bem-estar, são cada vez mais valorizados e buscados pelo consumidor na escolha de um imóvel
Tendência que aproxima natureza e urbanidade já tem contribuído para valorização de imóveis na capital, gerado ações de gentileza urbana e tem perspectiva de crescimento por meio dos recursos tecnológicos aplicados
Aplicação já está em curso em Goiânia e em algumas unidades no interior de São Paulo