A Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre 1º e 5 de junho, é uma data que serve para chamar a atenção da população para as bruscas alterações que o Planeta tem sofrido, consequência do uso irracional dos recursos naturais pelo homem. Em busca de um mundo mais sustentável, cabe a toda sociedade, inclusive às empresas, fazer a sua parte e procurar alternativas em prol de um lugar melhor para se viver.
Como ser sustentável é tentar reduzir ao máximo o uso de insumos e buscar soluções ambientalmente mais corretas. A EBM Desenvolvimento Imobiliário adota em suas obras algumas práticas destacáveis. A utilização de argamassa industrializada para alvenaria, reboco e contrapiso - que reverte em economia de areia -, e batentes metálicos no lugar dos de madeira são algumas dessas ações, assim como a destinação de todo o lixo para empresa especializada em gerenciamento de resíduos, que realiza a destinação adequada de cada tipo de resíduo, reciclando sempre quando possível. Nas obras também são realizadas reuniões para estimular o hábito do uso consciente dos recursos, bem como afixados cartazes e placas lembrando os colaboradores de desligar as luzes ao sair e fechar as torneiras, além de disponibilizada no site, intranet e Espaços EBM a Cartilha Sustentável.
A EBM entrega seus empreendimentos com uma série de itens que promovem o consumo sustentável, como torneiras/misturadores com arejadores de vazão, que evita respingos na cuba e desperdício de água; torneiras com acionamento automático em todos os lavatórios de ambientes sociais da área comum de lazer. Bacias sanitárias com caixa acoplada de duplo acionamento (6 e 3 litros), possibilitando a escolha do usuário para o tipo de resíduo (em uma casa com 4 pessoas, com uma média de 16 descargas/dia, a economia é de aproximadamente 65m³ de água em 1 ano) e irrigação automatizada, entre outros.
Entre os itens ligados à economia de energia, a EBM padroniza piscinas entregues com equipamento/previsão para climatização por trocador de calor; sensores de presença nas escadas; infraestrutura para aquecimento de água nos chuveiros e lavatórios, eliminando o uso de chuveiros elétricos, que representa cerca de 28% do consumo de energia de uma casa com 4 moradores; iluminação com lâmpadas LED; e veneziana integrada, que proporciona maior iluminação e reduz o consumo de energia.
Publicações relacionadas
Celebrando 41 anos de trajetória no mercado imobiliário, um...
Mais verde, áreas comuns ao ar livre multiuso, que proporcionem mais contato com a natureza, e opções variadas de espaços fitness, para esportes e bem-estar, são cada vez mais valorizados e buscados pelo consumidor na escolha de um imóvel
Tendência que aproxima natureza e urbanidade já tem contribuído para valorização de imóveis na capital, gerado ações de gentileza urbana e tem perspectiva de crescimento por meio dos recursos tecnológicos aplicados
Aplicação já está em curso em Goiânia e em algumas unidades no interior de São Paulo