Empresas estão investindo no uso de paredes de concreto para reduzir o tempo de entrega e o custo da construção de apartamentos em Goiás. Segundo a Comunidade da Construção de Goiânia, com a técnica, é possível garantir a qualidade, precisão de dimensões e quantidade exata de aço e concreto.
De acordo com o professor e engenheiro Oswaldo Cascudo, a técnica pode reduzir em até seis meses o tempo de entrega do imóvel. Além disso, é utilizada em outros países, em obras de alto padrão e acredita que em breve deve ser mais disseminada no Brasil.
“Em outros países, parede de concreto é utilizado em obras de alto padrão e em pouco tempo isso também vai ser disseminado em todo Brasil como uma tendência de mudança e ampliação do uso do sistema”, diz professor.
O engenheiro Uekislei Gomes afirma que a técnica tem se destacado na indústria da construção por ser um sistema construtivo em que a estrutura e o sistema de vedação das paredes internas e externas é formado por um único elemento de concreto, que é moldado no local. Nas construções tradicionais, são feitos pilares, vigas e fechamento das paredes em alvenaria, com bloco cerâmico e argamassa.
“É uma tecnologia que permite fazer um planejamento completo e detalhado das etapas da obra. Nesse caso, a parede de concreto tem vantagem por ser feita dentro da obra, o que possibilita um maior controle da produção otimizando os custos”, disse o engenheiro.
De acordo com o engenheiro, se essa mesma obra fosse realizada em uma estrutura convencional ou de alvenaria estrutural, iria demandar o dobro de colaboradores para a etapa de estruturação, ou implicaria em aproximadamente seis meses a mais no prazo final da entrega.
De acordo com Uekislei Gomes, com a técnica é possível garantir a qualidade no uso de formas com precisão de dimensões e quantidade exata dos insumos, como aço (barras e telas) e concreto.
“É uma atividade planejada e não artesanal, o que diminui as chances de erro. O concreto utilizado nesta obra é chamado de concreto auto-adensável (CAA), que evita possíveis falhas nas concretagens”, explica o engenheiro do Grupo Toctao.
Para garantir a qualidade, a empresa instalou no canteiro de obras um laboratório para verificar a qualidade do concreto. O trabalho de validação da resistência do concreto é feito diariamente por um especialista.
O resultado da obra do Residencial Porto Dourado atraiu a atenção do setor técnico e motivou a visita do grupo de engenheiros e arquitetos da Comunidade da Construção de Goiânia.
Fonte: G1 Goiás
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação