EMPRESAS APOSTAM NO USO DE PAREDES DE CONCRETO PARA REDUZIR TEMPO DE ENTREGA E CUSTO DE OBRAS EM GOIÂNIA

Empresas estão investindo no uso de paredes de concreto para reduzir o tempo de entrega e o custo da construção de apartamentos em Goiás. Segundo a Comunidade da Construção de Goiânia, com a técnica, é possível garantir a qualidade, precisão de dimensões e quantidade exata de aço e concreto.

De acordo com o professor e engenheiro Oswaldo Cascudo, a técnica pode reduzir em até seis meses o tempo de entrega do imóvel. Além disso, é utilizada em outros países, em obras de alto padrão e acredita que em breve deve ser mais disseminada no Brasil.

“Em outros países, parede de concreto é utilizado em obras de alto padrão e em pouco tempo isso também vai ser disseminado em todo Brasil como uma tendência de mudança e ampliação do uso do sistema”, diz professor.

O engenheiro Uekislei Gomes afirma que a técnica tem se destacado na indústria da construção por ser um sistema construtivo em que a estrutura e o sistema de vedação das paredes internas e externas é formado por um único elemento de concreto, que é moldado no local. Nas construções tradicionais, são feitos pilares, vigas e fechamento das paredes em alvenaria, com bloco cerâmico e argamassa.

“É uma tecnologia que permite fazer um planejamento completo e detalhado das etapas da obra. Nesse caso, a parede de concreto tem vantagem por ser feita dentro da obra, o que possibilita um maior controle da produção otimizando os custos”, disse o engenheiro.

De acordo com o engenheiro, se essa mesma obra fosse realizada em uma estrutura convencional ou de alvenaria estrutural, iria demandar o dobro de colaboradores para a etapa de estruturação, ou implicaria em aproximadamente seis meses a mais no prazo final da entrega.

De acordo com Uekislei Gomes, com a técnica é possível garantir a qualidade no uso de formas com precisão de dimensões e quantidade exata dos insumos, como aço (barras e telas) e concreto.

“É uma atividade planejada e não artesanal, o que diminui as chances de erro. O concreto utilizado nesta obra é chamado de concreto auto-adensável (CAA), que evita possíveis falhas nas concretagens”, explica o engenheiro do Grupo Toctao.

Para garantir a qualidade, a empresa instalou no canteiro de obras um laboratório para verificar a qualidade do concreto. O trabalho de validação da resistência do concreto é feito diariamente por um especialista.

O resultado da obra do Residencial Porto Dourado atraiu a atenção do setor técnico e motivou a visita do grupo de engenheiros e arquitetos da Comunidade da Construção de Goiânia.

Fonte: G1 Goiás

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar