Durante a reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada na tarde de quarta-feira (11), em Brasília, uma das pautas foi Reforma Tributária. O relator da matéria, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), falou da necessidade do aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro. “A Proposta de Emenda à Constituição 45/2019 trata exclusivamente da tributação do consumo de bens e serviços. Em resumo, ela visa a simplificação da forma de tributar, deixando de tributar na origem para tributar no destino”.
Ribeiro afirmou que sabe das dificuldades para aprovação da reforma, mas pretende construir um relatório com a participação efetiva de todas as bancadas da casa. “Essa reforma é diferente porque não tem viés político, todos tem interesse na sua aprovação. Nosso objetivo é criar um sistema que não puna a produtividade, temos que pensar em uma solução que se adeque a essa demandar”, comentou o parlamentar.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins, se comprometeu a levar as questões do setor, relacionadas à reforma tributária, para a equipe do deputado Aguinaldo Ribeiro, como forma de contribuir para a construção do texto. “O setor da construção é enorme, vai além do mercado imobiliário. Por isso vamos fazer um relatório geral sobre como enxergamos essas mudanças”, frisou.
O parlamentar reforçou a necessidade de desoneração da folha. “Como relator tenho duas premissas: não posso aumentar imposto nem diminuir a arrecadação. O caminho é desonerar a folha e estamos dispostos a criar um equilíbrio na tributação”, finalizou.
Sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o parlamentar sugeriu que se construa um modelo que seja política de estado e que tenha continuidade. “Ideologia política não resolve nada, não gera emprego, precisamos tirar o viés ideológico dos programas sociais”, disse. Ribeiro afirmou ainda que desconhece um projeto que faça a economia girar tão rápido como o MCMV.
Mais cedo, Luis Henrique Cidade, coordenador de Relações Institucionais da CBIC, falou sobre a tramitação das emendas parlamentares no Congresso. “Existem questões orçamentárias que ainda não foram exploradas, mas existe um mecanismo para esse aproveitamento”, comentou.
A equipe da Foco Assessoria e Consultoria fez uma breve apresentação sobre a ‘Ferramenta de Acompanhamento Orçamentário’ e sobre como as emendas podem ser utilizadas pelo setor.
André Ferro, consultor da Foco, explicou como a ferramenta funciona para os dirigentes e associados da CBIC e destacou algumas de suas funcionalidades. “Por meio da ferramenta podemos, por exemplo, verificar o andamento da execução orçamentária da união e para onde foram destinados os recursos”. O consultor informou que a ferramenta estará disponível até o final de setembro no site da CBIC.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação