O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,5 ponto em novembro, para 89,0 pontos, na comparação a outubro, maior nível desde setembro de 2014 (89,9). De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o índice registra alta de 0,5 ponto pela métrica de médias móveis trimestrais, mantendo a tendência ascendente iniciada em junho deste ano. Na comparação com igual mês de 2018, a alta foi de 4,2 pontos.
O alta do ICST em novembro deve-se à melhora da situação corrente e às expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos e registra ganho acumulado de 8,9 pontos nos últimos seis meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos, compensando a perda sofrida no mês anterior. Este resultado foi influenciado pela tendência dos negócios nos próximos seis meses, cujo indicador subiu 1,3 ponto, para 96,9 pontos.
“Finalmente a melhora nas vendas e lançamentos registrados no mercado imobiliário em algumas cidades do país, notadamente São Paulo, começa a se refletir de modo mais expressivo nos indicadores”, observou em nota Ana Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE. Segundo ela, o avanço da confiança setorial no mês foi impulsionado por Edificações: o ISA do segmento registrou o melhor resultado desde fevereiro de 2015.
Ana, no entanto, destaca que essa é uma base baixa, já afetada pela crise. Outro ponto relevante é que, a despeito da percepção mais positiva generalizada, o indicador de mão de obra prevista registrou queda na comparação com outubro e ainda há mais empresários apontando redução da mão de obra do que contratação nos próximos meses.
O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor subiu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Em relação ao Nuci para Máquinas e Equipamentos, o avanço foi de 0,3 ponto. Para o Nuci de Mão de Obra, a alta foi de 0,5 ponto percentual.
Fonte: Valor
Publicações relacionadas
Somente em 2025, empresa doou mais de 3 mil cestas básicas por meio do Meeting Solidário. Iniciativa criada em 2020 presta assistência a famílias vulneráveis e instituições sociais
A ADEMI tem o prazer de apoiar o INC Minas 2025. Garanta 10% de desconto com nosso cupom e faça parte dessa experiência única: APOIO2INCMINAS10
Você está pronto para elevar o nível das suas incorporações? O Incorpod é um evento exclusivo para líderes e executivos de construtoras e incorporadoras de goiânia e regiões que querem aprimorar seus processos, gerar mais valor e construir o futuro com inteligência.
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.