O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,5 ponto em novembro, para 89,0 pontos, na comparação a outubro, maior nível desde setembro de 2014 (89,9). De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o índice registra alta de 0,5 ponto pela métrica de médias móveis trimestrais, mantendo a tendência ascendente iniciada em junho deste ano. Na comparação com igual mês de 2018, a alta foi de 4,2 pontos.
O alta do ICST em novembro deve-se à melhora da situação corrente e às expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos e registra ganho acumulado de 8,9 pontos nos últimos seis meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos, compensando a perda sofrida no mês anterior. Este resultado foi influenciado pela tendência dos negócios nos próximos seis meses, cujo indicador subiu 1,3 ponto, para 96,9 pontos.
“Finalmente a melhora nas vendas e lançamentos registrados no mercado imobiliário em algumas cidades do país, notadamente São Paulo, começa a se refletir de modo mais expressivo nos indicadores”, observou em nota Ana Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE. Segundo ela, o avanço da confiança setorial no mês foi impulsionado por Edificações: o ISA do segmento registrou o melhor resultado desde fevereiro de 2015.
Ana, no entanto, destaca que essa é uma base baixa, já afetada pela crise. Outro ponto relevante é que, a despeito da percepção mais positiva generalizada, o indicador de mão de obra prevista registrou queda na comparação com outubro e ainda há mais empresários apontando redução da mão de obra do que contratação nos próximos meses.
O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor subiu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Em relação ao Nuci para Máquinas e Equipamentos, o avanço foi de 0,3 ponto. Para o Nuci de Mão de Obra, a alta foi de 0,5 ponto percentual.
Fonte: Valor
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte