Os membros do novo ‘Grupo CBIC Jovem’ estão em Brasília, participando do primeiro encontro presencial realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), para conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas pela CBIC em prol da construção civil e do mercado imobiliário.
Os jovens foram selecionados via chamada pública do ‘CBIC Jovem – O Desafio’, no segundo semestre deste ano, com o objetivo de formar novas lideranças para o setor da construção. O grupo esteve em Brasília onde cumpriu extensa pauta definida pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade.
O segundo ‘Grupo CBIC Jovem’ nasceu do entendimento da entidade sobre a importância de formar as futuras lideranças do setor. Com apenas 11 dias de divulgação prévia e prazo para inscrição, a chamada pública, totalmente virtual, contou com 140 inscrições de jovens de todo o Brasil.
No ciclo anterior, o projeto contou com a participação de 18 jovens empresários e gestores da construção civil e do mercado imobiliário, indicados por entidades do setor. Um dos bons exemplos e resultado do trabalho é a representação do ex-presidente do CBIC Jovem de Goiânia na Diretoria do Seconci-GO.
CBIC Jovem, expectativa de renovação no setor
“A indústria da construção tem que se apropriar do seu espaço. O tamanho do setor não está compatível como o que estamos ocupando na sociedade brasileira, seja no aspecto econômico, social ou político. Vocês [Grupo CBIC Jovem] são o mecanismo de transformação desse movimento”, apontou o presidente da CBIC, José Carlos Martins, durante a abertura oficial do primeiro encontro presencial do ‘Grupo CBIC Jovem’ na manhã de terça-feira (10).
“O grupo é a nossa aposta no futuro, na continuidade desse trabalho de associativismo”, frisa a presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes, ressaltando a importância do “segmento econômico unido para criar um mercado melhor, para melhorar a produtividade, a tecnologia, a nossa indústria”.
A ideia, segundo Ana Cláudia, é que os membros do grupo possam conhecer os modelos exitosos existentes no país, trocar experiências e informações e se apoderarem desse conhecimento para fortalecerem e renovarem as entidades das suas bases e assim criarem um ciclo virtuoso de crescimento para a indústria.
A partir de fevereiro o grupo será acompanhado por um consultor especializado. “A expectativa é ter um processo de renovação. O grupo terá acesso a muitos especialistas. A ideia é saber a medida certa de colocar lado a lado a juventude e a vontade de mudar e transformar com o conhecimento e a experiência para a vontade de transformar”, reforça.
A gerente de Negócios-Projetos da CBIC, Georgia Grace, informou que, com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), a reestruturação das Comissões Técnicas da entidade já totaliza o desenvolvimento de:
- 67 propostas de mudanças elaboradas e entregues ao governo federal
- 68 estudos e pesquisas
- 88 publicações técnicas
- 310 eventos técnicos e de disseminação
- 46 vídeos para ajudar na publicação
- 21 sites eletrônicos
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Somente em 2025, empresa doou mais de 3 mil cestas básicas por meio do Meeting Solidário. Iniciativa criada em 2020 presta assistência a famílias vulneráveis e instituições sociais
A ADEMI tem o prazer de apoiar o INC Minas 2025. Garanta 10% de desconto com nosso cupom e faça parte dessa experiência única: APOIO2INCMINAS10
Você está pronto para elevar o nível das suas incorporações? O Incorpod é um evento exclusivo para líderes e executivos de construtoras e incorporadoras de goiânia e regiões que querem aprimorar seus processos, gerar mais valor e construir o futuro com inteligência.
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.