A Norma Regulamentadora 35 – Trabalho em altura foi publicada em março de 2012. Seu objetivo é regulamentar os serviços que são desempenhados a partir de 2 metros do nível do solo. Para estarem aptos a realizá-los, os profissionais precisam passar por treinamento e exames específicos.
Já são mais de seis anos desde a publicação, no entanto, queda ainda está entre as principais causas de acidentes de trabalho com morte, de acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em 2017, por exemplo, 14,49% dos acidentes fatais foram ocasionados por queda. Foram 161 mortes, num universo de 1. 111.
Para o diretor de políticas e relações trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, a informalidade e a falta de fiscalização contribuem para que o número de acidentes ainda esteja nos patamares atuais. “Muitas empresas não capacitam seus funcionários e a fiscalização acaba acontecendo, muita das vezes, nas grandes, que não chegam a 3% do total. Com isso, não se atinge quem deveria”, explica Izidio.
No Distrito Federal, o setor da construção civil conta com o apoio do Seconci-DF na capacitação dos profissionais que precisam exercer trabalho em altura. A entidade oferece, por meio da sua Gerência de Segurança do Trabalho, o treinamento de NR-35.
Desde que teve início, 115 trabalhadores foram capacitados, num universo de 12 empresas. “Nosso objetivo é mostrar aos trabalhadores as formas corretas de desempenhar suas funções, atender a legislação e como eles devem agir para evitar acidentes durante seu dia-a-dia de trabalho”, conta a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira.
Para realização deste serviço, o técnico da entidade vai até a empresa e passa um dia inteiro com os funcionários. São dois momentos: teoria, onde há toda a explicação dos requisitos dispostos na NR e, posteriormente, aula prática para aprimorar o conhecimento adquirido. No final, todos passam por uma avaliação para averiguar a capacidade e o desempenho de cada um.
Vale ressaltar que o Seconci oferece ainda toda a parte de exames necessários para os funcionários que são contratados para trabalho em altura. A lista de exames para esta função está sob responsabilidade da Gerência Médica e eles podem ser realizados na própria entidade, no Núcleo Bandeirante, por meio dos profissionais que atuam nesta área.
Para saber mais sobre o treinamento de NR-35 ou os exames para trabalhadores que irão desempenhar esta função, ligue (61) 3399-1888 ramal 247 (Segurança do trabalho) e 257 (Medicina do trabalho).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação