O grupo representou Goiás ao apresentar, durante Seminário promovido em São Paulo pela CNI e Sebrae, o projeto da MiniETE, uma estação de tratamento portátil usada em canteiros de obra. Equipamento desenvolvido pela companhia pode gerar uma economia de 3 mil litros de água por dia
Goiás esteve representado pela Toctao Engenharia, empresa do grupo Toctao, durante a última edição do Seminário “Casos de Inovação da Indústria”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Mobilização Empresarial pela Inovação, no último dia 13, em São Paulo. A companhia goiana é a única do Estado a integrar a publicação especial lançada durante o seminário, que reuniu 30 cases de inovação desenvolvidos por empresas brasileiras.
A experiência de sucesso levada pela Toctao Engenharia ao evento realizado em São Paulo foi a miniETE, uma estação portátil para o tratamento efluentes e que possibilita o reuso da água em canteiros de obras da empresa. O case foi apresentado pela mestre em Engenharia do Meio Ambiente e gestora ambiental, Cinthia Martins.
A MiniETE é uma tecnologia desenvolvida pela própria Toctao, com o apoio do Senai, e que trata toda a água residual gerada pelas obras, inclusive a dos chuveiros. O equipamento portátil pode gerar uma economia de 3 mil litros de água por dia. Após o tratamento, o recurso hídrico é reutilizado para várias atividades como umidificação do solo da obra e em suas imediações durante o clima seco, cura de concreto, preparação de argamassa e limpeza de áreas e equipamentos. “Deixamos de usar água potável, que tem um alto custo de tratamento, para utilizar água de reuso, o que é bem mais ecológico e mais econômico”, pontua Cinthia Martins, uma das idealizadoras do projeto.
Pelo desenvolvimento da MiniETE, a Toctao Engenharia recebeu o prêmio Crea-GO de Meio Ambiente, o prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O case da MiniETE é fruto da sistemática política interna de sustentabilidade da Toctao, que busca em todos os seus empreendimentos soluções de produção que não impactem ou impactem minimamente ao meio ambiente e que evitem o desperdício”, destaca a gestora ambiental Cinthia Martins.
Todos podem inovar
Durante o seminário, o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, declarou que "é importante desmistificar a ideia de que inovação é para poucas empresas ou depende de estruturas grandes e caras. Para ele, “qualquer empresa de qualquer setor pode inovar”. A gestora ambiental da Toctao, Cinthia Martins, concorda com a pontuação feita pelo diretor do Sebrae e acrescenta que as empresas precisam de fato estar abertas e ter vontade de buscar a inovação, algo salutar para a competitividade empresarial.
“Nem sempre a inovação precisa ser radical, ela pode ser incremental - que traz incremento em produtos e serviços e melhorias para os processos já existentes. O importante é que ela gere valor para o desenvolvimento da empresa e para as pessoas”, ressalta Cinthia.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores