O SindusCon-SP enviou carta no dia 3 aos deputados e senadores paulistas solicitando sua interlocução junto aos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional, objetivando a regularização dos atrasos de pagamentos das obras do programa Minha Casa, Minha Vida.
Assinada pelo presidente do SindusCon-SP, Odair, Senra, e pelo vice-presidente de Habitação, Ronaldo Cury, a carta manifesta “profunda preocupação” com esses atrasos, constantes desde dezembro. “A estimativa atualizada dos valores em atraso chega a R$ 400 milhões, dos quais cerca de 22% referem-se a empreendimentos no Estado de São Paulo”, assinala.
“A promessa do governo de que esta situação se regularizaria até o final de março não se concretizou. As construtoras continuam enfrentando atrasos de pagamentos superiores a 40 dias. Sem ter como honrar seus compromissos, algumas empresas serão obrigadas a paralisar obras e demitir trabalhadores, e no limite precisarão encerrar suas atividades”, destaca o SindusCon-SP.
A entidade recorda que, em dez anos, o programa, “tão relevante para o desenvolvimento do país, a erradicação do déficit habitacional e a geração massiva de empregos”, contratou mais de 5,5 milhões de moradias, gerou mais de 1 milhão de empregos e hoje representa dois terços do mercado imobiliário. “Lamentavelmente, porém, encontra-se na iminência de um novo ciclo de paralisação de obras e demissões”, reforça.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte