O mês de dezembro é alusivo à acessibilidade e destaca a importância dos investimentos na inclusão ao registrar a comemoração de duas relevantes datas: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 03 de dezembro, e o Dia Nacional da Acessibilidade, no dia 05. A fim de contribuir com discussões e a busca de soluções para ampliar o acesso de todos os cidadãos a seus direitos, diversas instituições representativas da sociedade civil organizada se uniram para a realização do Seminário Goiano de Acessibilidade. O evento será realizado com apoio de várias organizações, entre elas o Sinduscon-GO, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2017 (terça-feira e quarta-feira), no Auditório do TCE, no Setor Jaó, em Goiânia. No dia 05/12, o evento acontecerá das 08h às 18 horas e no dia 06/12, será das 08h às 12 horas.
No primeiro dia serão realizadas três apresentações com debate sobre assuntos relativos ao tema acessibilidade. A primeira palestra será “Acessibilidade: Legislação, Fiscalização e Controle Externo”, com apresentação de Tatiana Takeda - Assessora do TCE/GO, professora da PUC-Goiás e da pós-graduação Infoco, advogada. Membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO, em que coordena a Subcomissão dos Direitos do Autista, membro do IBDFAM (Comissão de Inclusão Social e Defesa da Pessoa com Deficiência), blogger da plataforma Ludovica, mestre e especialista em Direito e pós-graduada em Ensino Estruturado para Autistas. E também Maisa de Castro Sousa Barbosa, procuradora do Ministério Público de Contas, pós-graduada em Direito Público, pós-graduada em Controle Externo e Governança Pública, mestranda em Direito e Políticas Públicas, diretora da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, coordenadora nacional e idealizadora da campanha “Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total”.
O próximo tema será “Desenho Universal”, com Silvana Serafino Cambiaghi, Graduada pela FAU/USP, mestre em Desenho Universal pela mesma instituição, é fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR 9050 e demais Normas Técnicas de Acessibilidade da ABNT. Ganhou o 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2008, com a primeira edição do livro “Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas” (Ed. Senac). É conselheira do CAU/SP.
Finalizando as discussões do dia, será realizada a palestra “Acessibilidade na arquitetura e construção civil”, com Valquíria Guimarães Duarte, arquiteta, professora da Universidade Federal de Goiás, FAV/EMAC, representante docente no Sinace/UFG. Possui pós-graduação em Administração Hospitalar, mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural e doutorado em História. Nesse seminário apresentará sua metodologia diagnóstica para o planejamento de espaços acessíveis e um estudo de caso.
Também contribuirão com o tema, Giovana Lacerda Jacomini, gerente técnica do CAU-GO, pós-graduação Ipog, arquiteta e urbanista, membro da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Município de Goiânia; e Alex Garcia Cysneiros de Oliveira, engenheiro eletricista, auditor fiscal do Município de Goiânia - Obras e Edificações, membro da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão - CTPAI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia. Palestrante na área de Acessibilidade em Calçadas.
Já no dia 06 de dezembro o primeiro tema será “Legado da Acessibilidade nas Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016”, com apresentação de Augusto Fernandes, engenheiro civil, pós-graduado em Construções Sustentáveis, coordenador de Acessibilidade no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ex-presidente da Associação dos Paraolímpicos do Futuro.
“Os Desafios da Acessibilidade nas Construções Históricas” será o tema de encerramento do evento, com apresentação de Simone Viana de Siqueira, arquiteta e urbanista, atuando em projetos de restauro arquitetônico desde 1998. Possui especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico e atualmente cursa mestrado profissional em Projeto e Patrimônio. Em paralelo, é diretora da Retrô Projetos de Restauro Ltda. E também Beatriz Otto de Santana, arquitetura e urbanista, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, coordenadora técnica da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO), desde 2009. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão compartilhada do patrimônio cultural, política patrimonial e memória.
Inscrições gratuitas pelo site: www.oabgo.org.br/esa. Mais informações: Esa/OAB, telefone (62) 3235-6500.
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor