O mês de dezembro é alusivo à acessibilidade e destaca a importância dos investimentos na inclusão ao registrar a comemoração de duas relevantes datas: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 03 de dezembro, e o Dia Nacional da Acessibilidade, no dia 05. A fim de contribuir com discussões e a busca de soluções para ampliar o acesso de todos os cidadãos a seus direitos, diversas instituições representativas da sociedade civil organizada se uniram para a realização do Seminário Goiano de Acessibilidade. O evento será realizado com apoio de várias organizações, entre elas o Sinduscon-GO, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2017 (terça-feira e quarta-feira), no Auditório do TCE, no Setor Jaó, em Goiânia. No dia 05/12, o evento acontecerá das 08h às 18 horas e no dia 06/12, será das 08h às 12 horas.
No primeiro dia serão realizadas três apresentações com debate sobre assuntos relativos ao tema acessibilidade. A primeira palestra será “Acessibilidade: Legislação, Fiscalização e Controle Externo”, com apresentação de Tatiana Takeda - Assessora do TCE/GO, professora da PUC-Goiás e da pós-graduação Infoco, advogada. Membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO, em que coordena a Subcomissão dos Direitos do Autista, membro do IBDFAM (Comissão de Inclusão Social e Defesa da Pessoa com Deficiência), blogger da plataforma Ludovica, mestre e especialista em Direito e pós-graduada em Ensino Estruturado para Autistas. E também Maisa de Castro Sousa Barbosa, procuradora do Ministério Público de Contas, pós-graduada em Direito Público, pós-graduada em Controle Externo e Governança Pública, mestranda em Direito e Políticas Públicas, diretora da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, coordenadora nacional e idealizadora da campanha “Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total”.
O próximo tema será “Desenho Universal”, com Silvana Serafino Cambiaghi, Graduada pela FAU/USP, mestre em Desenho Universal pela mesma instituição, é fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR 9050 e demais Normas Técnicas de Acessibilidade da ABNT. Ganhou o 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2008, com a primeira edição do livro “Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas” (Ed. Senac). É conselheira do CAU/SP.
Finalizando as discussões do dia, será realizada a palestra “Acessibilidade na arquitetura e construção civil”, com Valquíria Guimarães Duarte, arquiteta, professora da Universidade Federal de Goiás, FAV/EMAC, representante docente no Sinace/UFG. Possui pós-graduação em Administração Hospitalar, mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural e doutorado em História. Nesse seminário apresentará sua metodologia diagnóstica para o planejamento de espaços acessíveis e um estudo de caso.
Também contribuirão com o tema, Giovana Lacerda Jacomini, gerente técnica do CAU-GO, pós-graduação Ipog, arquiteta e urbanista, membro da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Município de Goiânia; e Alex Garcia Cysneiros de Oliveira, engenheiro eletricista, auditor fiscal do Município de Goiânia - Obras e Edificações, membro da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão - CTPAI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia. Palestrante na área de Acessibilidade em Calçadas.
Já no dia 06 de dezembro o primeiro tema será “Legado da Acessibilidade nas Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016”, com apresentação de Augusto Fernandes, engenheiro civil, pós-graduado em Construções Sustentáveis, coordenador de Acessibilidade no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ex-presidente da Associação dos Paraolímpicos do Futuro.
“Os Desafios da Acessibilidade nas Construções Históricas” será o tema de encerramento do evento, com apresentação de Simone Viana de Siqueira, arquiteta e urbanista, atuando em projetos de restauro arquitetônico desde 1998. Possui especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico e atualmente cursa mestrado profissional em Projeto e Patrimônio. Em paralelo, é diretora da Retrô Projetos de Restauro Ltda. E também Beatriz Otto de Santana, arquitetura e urbanista, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, coordenadora técnica da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO), desde 2009. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão compartilhada do patrimônio cultural, política patrimonial e memória.
Inscrições gratuitas pelo site: www.oabgo.org.br/esa. Mais informações: Esa/OAB, telefone (62) 3235-6500.
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação