A sede do Banco Central (Bacen) em Salvador, na Bahia, recebeu a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design, na sigla em inglês) NC-Silver, se tornando o primeiro edifício governamental a receber o reconhecimento. O empreendimento utiliza estratégias de economia de água, eficiência energética, seleção de materiais e qualidade ambiental, atingindo 56 pontos no selo. Com quatro níveis (Certified, Silver, Gold e Platinum), o Leed possui pontuação entre 40 a 110 pontos, avaliando o uso racional de água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e de recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades regionais. Entre as categorias, o Bacen recebeu pontos na categoria "Eficiência de Água", com redução de consumo de água (79,2%), no uso eficiente de água no paisagismo e uso de novas tecnologias de águas residuais. Na categoria "Energia e Atmosfera", os pontos foram referentes ao comissionamento avançado dos sistemas de energia, gestão de gases refrigerantes com a abolição de clorofluorcarbonetos (CFCs), geração de energia local por meio de placas fotovoltaicas, medições e verificações dos sistemas utilizados.
O Bacen pontuou também na categoria "Materiais e Recursos" com a utilização de depósito e coleta de materiais recicláveis, além de uso de material reciclável e de materiais regionais, sendo que 22,9% do total de materiais do edifício são fabricados entre um raio de 800 km de Salvador. Já na categoria "Qualidade Ambiental Interior" os pontos são referentes ao controle de fumaça de cigarro, plano de gestão da qualidade do ar durante a construção, uso de adesivos e selantes de baixa emissão, uso de tintas e vernizes de baixa emissão e o uso e controle de sistemas de conforto térmico. Por último, na categoria "Inovação em Design", a pontuação foi pela implantação de programa de educação ambiental pós-construção, que visa conscientizar seus servidores, funcionários e visitantes sobre as medidas sustentáveis utilizadas no projeto e promovê-las além do Bacen. (Com CBIC Hoje)
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor