Em viagem para Boston e Nova York, nos Estados Unidos, participantes visitaram obras e escritórios que prezam por construções sustentáveis
A gestora ambiental da Toctao, Cinthia Martins, participou da Missão Técnica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), uma viagem para Boston e Nova York com o intuito de observar a utilização do Building Information Modeling (BIM), impressão 3D no desenvolvimento dos projetos e construções sustentáveis, desde a concepção ao pós-obra. A missão incluiu a visita a escritórios de arquitetura, de desenvolvimento de projetos de engenharia, canteiros de obras e edificações prontas.
A profissional foi convidada a integrar a missão em razão do projeto Mini ETE, uma estação compacta e portátil de tratamento de efluentes de obras vencedora do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade de 2016 na categoria Gestão da Produção e P&D. Junto com ela também estavam vários representantes de construtoras e instituições premiadas em outras categorias. As visitas foram guiadas pelo arquiteto Antônio Macedo, consultor da área de construções sustentáveis e utilização do BIM.
Em Boston, a Missão Técnica conheceu o Autodesk Build Space, um laboratório que reúne profissionais de arquitetura, engenharia e construção em um ambiente compartilhado e colaborativo voltado para experimentação de ideias, testes de protótipos e desenvolvimento de pesquisas. A Autodesk apoia os projetos apresentados por empresas, startups e estudantes e, quando aprovados, podem utilizar os equipamentos e softwares do local.
Ainda na cidade, Cinthia conheceu o prédio Stata Center, pertencente ao complexo acadêmico do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante sua construção, um plano de gerenciamento de resíduos alcançou uma taxa de quase 100% de reciclagem. O grupo também visitou o canteiro de obras do For Seasons Hotel and Private Residences One Dalton Street, torre residencial que será a mais alta da Nova Inglaterra, com 245 metros de altura e 61 andares. O projeto foi desenvolvido com o BIM e o edifício se destaca por seu formato triangular, suavemente curvo e com bordas lisas e envidraçadas. Além dos apartamentos privados de alto padrão, o prédio contará com um hotel de luxo, restaurantes, cafés e outros serviços. “É interessante constatarmos que a gestão do planejamento da construção não é realizada de maneira muito diferente do que é no Brasil, mas o que mais chama a atenção é que nossos canteiros de obras são mais organizados do que os deles, é uma característica positiva nossa”, destaca Cinthia.
Já em Nova York aconteceu a visita a um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, o Gensler Office. São mais de 3.500 clientes nas áreas de educação, saúde, artes, aviação, governos e esportes, entre outros. Projetos como a Xangai Tower e design de marcas como da Havaianas estão na história do escritório. Foi possível perceber a importância dada pela empresa a sustentabilidade e cuidado com a comunidade, além da explicação sobre como é usado o BIM nos trabalhos desenvolvidos.
Outro local conhecido pelos participantes da Missão Técnica foi a Freedom Tower/World Trade Center, apresentada pelos responsáveis pelo empreendimento. O prédio possui o selo verde Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Com mais de 540 metros de altura, a construção consumiu apenas 27 mil toneladas de aço, o concreto utilizado cumpriu rígidos requisitos ambientais e foi usada uma quantidade 40% menor de cimento, evitando a produção de 33 toneladas de dióxido de carbono.
O The Solarie, primeiro condomínio residencial com certificado LEED nos Estados Unidos, também foi visitado pela equipe. Grande parte da fachada do prédio é recoberta por painéis fotovoltaicos, capazes de suprir 5% da demanda de energia dos moradores. A iluminação natural ainda reduz a necessidade de iluminação elétrica. No próprio empreendimento é feito o tratamento das águas da chuva e águas cinzas, reutilizadas nos sistemas de ar condicionado e vasos sanitários. Durante sua construção, mais de 90% dos resíduos foram enviados para reciclagem, sendo que os materiais utilizados também eram de origem reciclada e fornecidos por indústrias regionais.
Participar da viagem foi uma oportunidade única, segundo relata Cinthia. “As experiências e os conhecimentos adquiridos neste tempo transformaram e aprimoraram o meu modo de pensar sobre engenharia e sustentabilidade. Foi possível conhecer as tecnologias utilizadas pelos profissionais americanos, as tendências e também ter inspirações para novas ideias”, conta a gestora.
Sobre a Toctao
O Grupo Toctao atua em diferentes setores da engenharia – Prestação de Serviços de Construção, Energia, Concessão de Saneamento, Urbanismo, Incorporação Imobiliária e Soluções Financeiras. Seus projetos são desenvolvidos a partir de sistemas gerenciais modernos, aliando conhecimento técnico, planejamento e pesquisa, buscando sempre chegar a soluções construtivas sustentáveis, eficientes e inovadoras. O grupo tem como missão atuar de forma ética com responsabilidade social e ambiental, seja na indústria da construção, nos negócios desenvolvidos ou nas empresas coligadas. A empresa possui certificações como o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, desde 2001; SiAC/PBQP-H, nível A, norma de qualidade voltada especificamente para construtoras; Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001: 2004 e Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho OHSAS 18001: 2007. Traz em seu portfólio prêmios importantes como o Prêmio Nacional de Inovação 2017, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2016; o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2016; o Troféu Construir Mais 2016 – Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas; o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2015 e 2013; e o Prêmio ECO 2007, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), entre outros.
Publicações relacionadas
Após São Paulo e Balneário Camboriú, a capital de Goiás será a terceira cidade brasileira a receber um projeto da marca italiana, reconhecida mundialmente por seu estilo, legado e exclusividade
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC