Mães solteiras no Japão encontram dificuldades para encontrar um lugar para morar com um valor de aluguel que caiba no bolso. Vítimas do estigma social e da falta de oportunidades econômicos, além dos gastos com a criança, levam essas mulheres a viverem na pobreza mesmo em um país economicamente forte.
Uma iniciativa japonesa, no entanto, deu a essas famílias a possibilidade de encontrar um lar a preços mais em conta. Como? Oferecendo casas vagas e abandonadas nas cidades de Tóquio, Osaka e Chiba. Mais de 300 mães solteiras foram beneficiadas desde 2008 com o projeto, batizado de Little Ones ("Pequeninos", em uma tradução livre).
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, a renda anual média de mães solteiras é somente 37,8% da média de todas as famílias no país – o suficiente para colocá-las em situação de pobreza. É a mais alta taxa entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Por outro lado, o Japão tem cada vez mais imóveis vagos. Há cerca de 9 milhões de casas e terrenos vazios – cerca de 14% de todo o mercado japonês. Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial em parceria com a fundação Thomson Reuters, estima-se que um terço das moradias japonesas estejam vazias em 2033.
Com a iniciativa, a Little Ones consegue fazer a ponte entre donos de imóveis e autoridades locais para facilitar que as mães solteiras passem a ocupar as casas vazias – com garantias legais. A ideia ficou ainda mais fácil de se concretizar em 2015, quando entrou em vigor no Japão uma lei para promover o uso desses locais vagos.
"Para uma mãe solteira e seus filhos, uma moradia segura e barata é um ponto de partida para que consigam seguir em frente com suas vidas", disse à Thomson Reuters o executivo-chefe da Little Ones, Kunihisa Koyama.
Em dezembro de 2018, o projeto ganhou o prêmio World Habitat Awards, concedido todos os anos a 10 projetos na área de habitação pelo mundo. A premiação é chancelada pela Organização das Nações Unidas.
Fonte: G1
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação