A produção industrial caiu em junho deste ano em dez dos 15 locais abrangidos pela Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (7), o resultado acompanha o recuo da indústria nacional no mesmo mês, que foi de -0,6%.
As quedas que mais influenciaram o resultado negativo da indústria em junho foram no Rio de Janeiro, de -5,9%, e em São Paulo, de – 2,2%.
A pesquisa mostra que o Pará apontou o crescimento mais elevado na passagem de maio para junho, de 4,9%.
O analista da pesquisa, Bernardo Almeida explicou que a indústria paulista foi pressionada negativamente pelo setor de veículos automotores, que vem apresentando volatilidade, como reflexo da conjuntura econômica. Além disso, o desemprego no Brasil causa menor produtividade e faz cair a demanda, o que gera cautela nas decisões de investimento e consumo.
Já no Rio de Janeiro, Bernardo Almeida avalia que o setor extrativo foi o que mais pesou na queda de 5,9%. A queda, segundo ele, está relacionada a extração de petróleo e gás natural.
Sobre o Pará, Almeida diz que o resultado positivo deve-se ao bom desempenho do setor extrativo de minério de ferro, que tem 88% da indústria naquele estado.
Além de Rio de Janeiro e São Paulo, tiveram taxas negativas Pernambuco, Bahia, Paraná, Região Nordeste, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, e Mato Grosso.
As taxas positivas foram, além do Pará, no Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo e Goiás.
Fonte: Radioagência Nacional
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação