Em consulta pública até a próxima sexta-feira, dia 20 de abril, o Plano Nacional de Logística (PNL) do governo federal será um dos temas discutidos no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis (SC). O evento de três dias – 16 a 18 de maio – abrirá espaço para a temática na sexta-feira, às 14h, dentro da programação da Comissão de Infraestrutura (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), José Carlos Medaglia Filho, será o responsável por apresentar o PNL e fazer um panorama das soluções de infraestrutura de transportes constantes no Plano.
O PNL é resultado do trabalho realizado pela EPL, que utilizou o banco de dados mais completo de setor de transportes para traçar um diagnóstico da logística brasileira e prever os empreendimentos necessários para otimizar a infraestrutura de transportes no Brasil até 2025. A empresa, vinculada à Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), simulou a movimentação de cargas na infraestrutura atual, somada aos empreendimentos previstos no Programa Avançar Parcerias, a fim de identificar os pontos problemáticos e propor soluções.
"O Plano desde já traz elementos para tomada de decisão sobre investimentos, mas também é um legado para as próximas administrações federais que deverão definir futuras concessões, parcerias público-privadas e prioridades na aplicação do orçamento”, afirma José Carlos Medaglia Filho, diretor-presidente da EPL.
A temática foi escalada para o 90º Enic por ser de interesse para o projeto “Melhoria da competitividade e ampliação de mercado na infraestrutura” da COP/CBIC, em correalização com o Senai Nacional. Ao integrar o tema à programação técnica do 90º Enic, a COP tem por objetivo sinalizar para o setor quais caminhos nortearão o desenvolvimento da infraestrutura nacional nos próximos anos, em sua maioria dependentes do capital privado.
“O Brasil se ressente de planejamento de médio e longo prazos. Mesmo os projetos até hoje apresentados pelo PPI são remanescentes de administrações anteriores. O mérito do PNL é o de buscar maior eficiência e viabilidade nos projetos, com uma visão ampla de funcionalidade entre os diversos modais. Para o setor de infraestrutura, isso é fundamental para garantir viabilidade econômica e a atração de parceiros investidores", destaca Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da COP.
O material para consulta nacional e os procedimentos para envio das contribuições estão disponíveis no site da EPL. O resultado do trabalho possibilitará a avaliação dos benefícios decorrentes dos investimentos em infraestrutura de transportes e da melhor maneira de realizá-los.
(Com informações da EPL)
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação