O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Trabalho e Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, lançou, no dia 3 de abril, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT 2019, que tem como objetivo final a diminuição de acidentes e doenças do trabalho em nosso País, por meio da implantação de uma cultura proativa de prevenção.
A Canpat terá um Comitê Gestor, que auxiliará a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho a realizar as ações previstas para o período. Participam da Canpat diversas instituições que vivenciam o meio prevencionista, seja de representação de trabalhadores e empregadores ou da sociedade civil organizada, entre as quais o Sesi – Serviço Social da Indústria, o Banco do Brasil, a ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a Anest – Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, a Fenatest – Federação nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, a ANENT – Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, a Animaseg – Associação nacional da Indústria de Material de Segurança e proteção ao Trabalho, a Cbic – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o CFM – Conselho Federal de Medicina, a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o Consed – Conselho de Secretários Estaduais de Educação, o MPT – Ministério Público do Trabalho e várias confederações de trabalhadores e empregadores, entre elas o SindusCon-SP.
“O objetivo principal é implementar uma cultura de prevenção de acidentes nosso País, despertando a consciência da população para os prejuízos que tais eventos causam em nossa sociedade”, afirma o vice-presidente Relações de Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa. A participação na CANPAT é facultada a todas as pessoas, empresas, órgãos e instituições interessadas na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
A campanha é formada por um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista, cuja origem está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituída em 1953. Em 1971 foi instituída a CANPAT, que se tornou de caráter permanente. O tema da CANPAT 2019 é “Gestão de Riscos Ambientais – O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”.
O Brasil possui índice consideráveis de acidentes de trabalho. Números oficiais apontam a ocorrência de mais de 549.000 acidentes de trabalho em 2017, com óbitos, mutilações, afastamentos e incapacitações permanentes e temporárias. Tais números seriam ainda maiores caso não tivéssemos problemas relacionados à insuficiência de registro e à subnotificação, assim como a não totalização de acidentes e doenças com servidores públicos, profissionais liberais, autônomos e outros.
A Organização Internacional do Trabalho – OIT divulgou, em 2017, que acidentes e doenças consomem 4% do PIB mundial. Tal índice implica, em nosso País, valores acima de R$ 200 bilhões de reais por ano.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação