O sonho da casa própria segue bem vivo entre os brasileiros, mesmo num momento de crises e incertezas. As pessoas têm visto uma oportunidade de comprar imóvel neste terceiro trimestre de 2020.
De acordo com a pesquisa Raio-X FipeZap, que avalia a demanda por imóveis, 43% dos respondentes afirmam que têm intenção de comprar nos próximos 3 meses. Esse é o maior percentual de intenção de compra desde 2014. No primeiro trimestre, a intenção de compra era de 36%.
"Entre os fatores que podem explicar o aumento na intenção de compra, pode-se destacar a redução das taxas de juros do crédito imobiliário, a expectativa de queda nos preços, o aumento no número de lançamentos, bem como a recuperação da atratividade dos imóveis como alternativa de investimento", registra relatório do estudo.
Entre os compradores em potencial, 88% afirmam que o desejo é de adquirir um imóvel para moradia. Só 12% pretendem usá-lo como investimento para aluguel ou revenda.
Também se destacou neste último trimestre a compra de usados. Entre as pessoas que disseram ter fechado negócio nos últimos 12 meses, 68% ficaram com imóveis usados.
Outro fator que pode ter influenciado na intenção de compra é a percepção de preço. Por exemplo, 60% dos 2. 909 respondentes afirmaram que os preços estão "altos ou muito altos". No segundo trimestre de 2015, por exemplo, 78% das pessoas achavam que os preços estavam "altos ou muito altos".
Em contrapartida, os que acham que preços estão em nível razoável foram de 15%, em 2015, para 30%, em 2020. E aqueles que vêem os preços como “baixos ou muito baixos” saíram de 5% para 18%.
E para 1,1% das pessoas, os preços devem baixar ainda mais nos próximos 12 meses. É uma perspectiva bem diferente do fim de 2019, quando 0,9% apostavam na alta de preços. No começo da pandemia, primeiro trimestre deste ano, 5,6% acreditava em preços menores no próximo ano.
Fonte: Valor Econômico
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte