Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (27/06) pela Confederação Nacional da Indústria, com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), demonstram piora generalizada dos indicadores avaliados pela pesquisa, fruto da piora das incertezas nacionais e internacionais, em maio, sendo que a maioria ficou abaixo dos 50 pontos.
O resultado foi influenciado pelos impactos da paralisação do transporte de cargas sobre o setor, que provocou queda da atividade e aumento da ociosidade, além de impactar negativamente a expectativa dos empresários.
Os indicadores de nível de atividade e de número de empregados acentuaram suas trajetórias de queda, ficando ainda mais abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que denota queda da atividade e do emprego no mês de maio.
Os indicadores de expectativa apresentaram queda e, em alguns casos, ficaram abaixo dos 50 pontos, o que sinaliza perspectiva de retração do setor nos próximos seis meses.
O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) caiu de 53,8 pontos, em maio, para 48,2 pontos, em junho –, indicando falta de confiança dos empresários no setor.
Realizada entre os dias 4 e 14 de junho, a Sondagem Indústria da Construção foi realizada junto a 575 empresas, sendo 195 pequenas, 259 médias e 121 grandes. Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa.
Publicações relacionadas
Evento será realizado no dia 28 de maio, em São Paulo, e reunirá grandes nomes do mercado imobiliário para debater estratégias e inovações do setor
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita