Com foco inicial obras públicas de construção civil de infraestrutura e saneamento, o grupo Elmo Engenharia e Incorporações consolidou sua participação no mercado de incorporação imobiliária ao longo das últimas quatro décadas. Até 2021, a empresa promete lançar mais de dez empreendimentos nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Brasília e Palmas.
Fundada em 1978 com a execução de obras públicas de infraestrutura e saneamento, o grupo Elmo Engenharia e Incorporações completou 40 anos de mercado e vive um momento de realinhamento estratégico, fortalecendo sua presença no segmento de incorporações residenciais. Com atuação em três importantes capitais, Goiânia, Brasília e Palmas, a previsão da empresa, segundo seu diretor comercial, o engenheiro civil Guilherme Pinheiro, é investir entre 500 e 600 milhões de reais até 2021, para realização de dez novos empreendimentos.
O diretor comercial diz que as dificuldades burocráticas com os serviços contratados pelo poder público fizeram com que o grupo focasse no segmento de incorporação, dando mais ênfase nos investimentos voltados ao mercado privado. Ele ressalta ainda que foi a expertise adquirida nas obras públicas que possibilitou à Elmo crescimento e musculatura para alcançar novos patamares do mercado imobiliário.
“O mercado privado é mais dinâmico, mas também tem seus desafios e o maior deles é trabalhar com um perfil de público exigente e variado”, diz. Hoje, 73% das operações da empresa são no mercado privado e 27% referem-se a obras públicas.
A história da Elmo no segmento de incorporação começou em 1994, quando a empresa lançou seu primeiro empreendimento: o residencial Vizcaya, um condomínio horizontal de casas localizado em frente à alameda das Rosas, no setor Oeste em Goiânia. Totalmente edificado com recursos próprios da empresa, o condomínio foi entregue no ano seguinte.
Guilherme Pinheiro conta que na ocasião do lançamento a situação do mercado imobiliário era outra. Não havia tanto acesso ao crédito e nem a facilidade da venda na planta. “O segmento estava crescendo no país. Ainda não havia a cultura de se vender ou se comprar imóveis que não estavam prontos. Por esse motivo, antes da entrega do condomínio, tínhamos vendido apenas uma unidade”, revela o executivo.
Comparando o cenário do mercado imobiliário de meados dos anos 1990 com o de hoje, o diretor da Elmo Incorporações avalia que, mesmo com a recente crise que retraiu o setor significativamente, as oportunidades são bem maiores, tanto para empresas quanto para os investidores. Pinheiro diz ainda, que com a passagem do arrocho econômico, a perspectiva é favorável também para os compradores.
“A abundância de crédito e as taxas de juros baixas caracterizam o momento atual como ideal para comprar imóvel. Mas isso é bom para empresas, pois os estoques atuais vão caindo e novos investimentos da incorporadora voltam a movimentar a economia”, destaca.
Crescimento
Outro marco na história do grupo Elmo foi a entrega do Banana Shopping no ano de 1996, tornando-se referência em Goiânia no segmento de shoppings populares e de serviços no centro da capital. Em 1999, a incorporadora lançou seu primeiro condomínio horizontal em Anápolis: o Sunflower. O empreendimento foi um verdadeiro sucesso e de vendas e, até hoje, quase 20 anos depois, é considerado referência no mercado imobiliário da cidade.
Chegando aos anos 2000, a empresa aproveitou sua experiência em obras públicas realizadas no estado de Mato Grosso e passou a atuar em Cuiabá, lançando os condomínios horizontais Florais. Guilherme Pinheiro conta que a Elmo levou conceitos inovadores, naquela época, para o mercado imobiliário mato-grossense: empreendimentos horizontais de alto padrão, com sustentabilidade e próximos à natureza. “A experiência em fazer os primeiros Florais - que hoje já devem passar de dez - comprovou que o nosso início com obras de saneamento e asfalto foram fundamentais para a nosso crescimento e solidificação no setor de incorporações”, revela Pinheiro.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação