Com foco inicial obras públicas de construção civil de infraestrutura e saneamento, o grupo Elmo Engenharia e Incorporações consolidou sua participação no mercado de incorporação imobiliária ao longo das últimas quatro décadas. Até 2021, a empresa promete lançar mais de dez empreendimentos nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Brasília e Palmas.
Fundada em 1978 com a execução de obras públicas de infraestrutura e saneamento, o grupo Elmo Engenharia e Incorporações completou 40 anos de mercado e vive um momento de realinhamento estratégico, fortalecendo sua presença no segmento de incorporações residenciais. Com atuação em três importantes capitais, Goiânia, Brasília e Palmas, a previsão da empresa, segundo seu diretor comercial, o engenheiro civil Guilherme Pinheiro, é investir entre 500 e 600 milhões de reais até 2021, para realização de dez novos empreendimentos.
O diretor comercial diz que as dificuldades burocráticas com os serviços contratados pelo poder público fizeram com que o grupo focasse no segmento de incorporação, dando mais ênfase nos investimentos voltados ao mercado privado. Ele ressalta ainda que foi a expertise adquirida nas obras públicas que possibilitou à Elmo crescimento e musculatura para alcançar novos patamares do mercado imobiliário.
“O mercado privado é mais dinâmico, mas também tem seus desafios e o maior deles é trabalhar com um perfil de público exigente e variado”, diz. Hoje, 73% das operações da empresa são no mercado privado e 27% referem-se a obras públicas.
A história da Elmo no segmento de incorporação começou em 1994, quando a empresa lançou seu primeiro empreendimento: o residencial Vizcaya, um condomínio horizontal de casas localizado em frente à alameda das Rosas, no setor Oeste em Goiânia. Totalmente edificado com recursos próprios da empresa, o condomínio foi entregue no ano seguinte.
Guilherme Pinheiro conta que na ocasião do lançamento a situação do mercado imobiliário era outra. Não havia tanto acesso ao crédito e nem a facilidade da venda na planta. “O segmento estava crescendo no país. Ainda não havia a cultura de se vender ou se comprar imóveis que não estavam prontos. Por esse motivo, antes da entrega do condomínio, tínhamos vendido apenas uma unidade”, revela o executivo.
Comparando o cenário do mercado imobiliário de meados dos anos 1990 com o de hoje, o diretor da Elmo Incorporações avalia que, mesmo com a recente crise que retraiu o setor significativamente, as oportunidades são bem maiores, tanto para empresas quanto para os investidores. Pinheiro diz ainda, que com a passagem do arrocho econômico, a perspectiva é favorável também para os compradores.
“A abundância de crédito e as taxas de juros baixas caracterizam o momento atual como ideal para comprar imóvel. Mas isso é bom para empresas, pois os estoques atuais vão caindo e novos investimentos da incorporadora voltam a movimentar a economia”, destaca.
Crescimento
Outro marco na história do grupo Elmo foi a entrega do Banana Shopping no ano de 1996, tornando-se referência em Goiânia no segmento de shoppings populares e de serviços no centro da capital. Em 1999, a incorporadora lançou seu primeiro condomínio horizontal em Anápolis: o Sunflower. O empreendimento foi um verdadeiro sucesso e de vendas e, até hoje, quase 20 anos depois, é considerado referência no mercado imobiliário da cidade.
Chegando aos anos 2000, a empresa aproveitou sua experiência em obras públicas realizadas no estado de Mato Grosso e passou a atuar em Cuiabá, lançando os condomínios horizontais Florais. Guilherme Pinheiro conta que a Elmo levou conceitos inovadores, naquela época, para o mercado imobiliário mato-grossense: empreendimentos horizontais de alto padrão, com sustentabilidade e próximos à natureza. “A experiência em fazer os primeiros Florais - que hoje já devem passar de dez - comprovou que o nosso início com obras de saneamento e asfalto foram fundamentais para a nosso crescimento e solidificação no setor de incorporações”, revela Pinheiro.
Fonte: Assessoria
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