Seja para vender um imóvel, ou para colocá-lo disponível para alugar, a concorrência tem sido cada vez maior e é preciso se diferenciar no mercado imobiliário. Uma novidade no cenário brasileiro tem sido o home staging, uma estratégia de negócio que agrega valor à propriedade. Já ouviu falar? Quer saber mais? Vem que contamos tudo para você!
Afinal, o que é home staging?
No sentido literal, home staging significa “encenação da casa”. O conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 70, pela corretora de imóveis Barb Schwarz. Barb tinha vivências na área de teatro e cenografia e, quando iniciou suas atividades no mundo imobiliário, uniu os conhecimentos para preparar o imóvel como se fosse um cenário e encantar possíveis compradores.
A estratégia deu muito certo, já que ao invés de ver o imóvel vazio, a encenação ajudava os interessados a se enxergar como moradores naquele lugar, por conta dos móveis e da estética construída para deixá-los encantados. Desde então, o home staging foi ganhando o mundo e virando uma prática cotidiana para corretores de imóveis tanto na América do Norte quanto na Europa.
Quais as vantagens de criar esse aspecto de casa-modelo?
Tenha em mente que a primeira impressão é a que fica. Ainda mais quando se trata de alugar ou colocar uma casa à venda. O home staging é uma técnica de “sedução” que ajuda a acelerar o tempo de tomada de decisão do consumidor, pois atua com a imaginação de quem está interessado.
Para se ter uma ideia, a NARS, que é a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nos Estados Unidos, fez uma pesquisa que mostra que o imóvel pode chegar a 15% acima do valor quando usada a técnica de home staging. Outro dado revela que casas e apartamentos apresentados com a estratégia de encenação podem ser adquiridos 50% mais rápido que os demais. Parece bem vantajoso, certo?
Como o mercado imobiliário é extremamente competitivo e essa técnica não é conhecida por todos, você pode fazer a diferença ao aplicar a técnica para atrair interessados. Ou seja, além da vantagem de oferecer um valor um pouco maior pelo imóvel e ter a possibilidade de vendê-lo ou alugá-lo mais rápido, a estratégia faz com que isso se torne uma vitrine para seu trabalho, caso você seja um corretor!
Home staging e decoração: é a mesma coisa?
Existem diferenças nos dois conceitos. Enquanto no processo de decoração de uma casa, tudo é pensado de maneira individual, considerando os gostos pessoais sobre cores e objetos, o home staging atua com a inclusão de alguns móveis e objetos mais genéricos, de tons mais claros ou neutros e que sejam de um estilo que agrade a todos, pois o mais importante é dar destaque ao imóvel.
Se, por acaso, o apartamento for oferecido mobiliado, a sugestão é retirar alguns itens mais pessoais, como fotografias ou quadros, até mesmo para não fazer o interessado se sentir “na casa alheia”. É essencial ele se imaginar no local, mas de maneira que ele se veja como morador, e não um visitante.
Contratar um especialista ou fazer por conta própria?
É possível que você mesmo seja o responsável por montar a estratégia de home staging. Porém, existem profissionais no mercado que são especialistas nessa área. A decisão de ter ou não um especialista depende muito do quanto de verba você tem para investir.
Caso não seja possível contratar um home stager, existem algumas dicas básicas para que você possa exercer o papel. O primeiro passo é buscar referências na internet sobre design de interiores e estilo, além de ver fotografias nos sites de compra e venda de imóveis, para conhecer o mercado imobiliário. Também é importante estudar técnica de marketing e vendas.
Mesmo com essas orientações, recomenda-se sempre levar em consideração a ideia de contratar um expert. O custo do profissional pode ser um investimento que gerará um retorno positivo na negociação do imóvel.
Colocando a técnica em prática
Comece pelo fundamental: deixe o espaço limpo e organizado. Lembre-se de remover todos os objetos pessoais, caso o imóvel ainda tenha moradores.
Buscar uma empresa de locação de móveis residenciais é uma ótima dica para complementar a encenação do imóvel sem precisar pagar caro para comprar uma mobília apenas para isso. Não esqueça de focar nas cores e tons mais neutros para que, durante a visita, o interessado use a criatividade para se sentir como um morador.
Fonte: Jornal Dia a Dia
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