O Ministério do Desenvolvimento Regional elaborou três cartilhas explicativas, específicas para construtoras, fabricantes e consumidores, que detalham os sistemas e os caminhos para consulta e adesão ao PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). A iniciativa, que tem o apoio da Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), visa dar mais visibilidade a esta certificação que promove qualidade e produtividade na produção de habitações de interesse social (HIS).
As cartilhas serão lançadas junto com a nova logomarca do PBQP-H em 7 de dezembro, na reunião do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do programa. Mas elas já podem ser acessadas por aqui:
O que é
Criado pelo governo federal há 20 anos, o PBQP-H busca garantir, na produção de HIS, obras de qualidade, seguras e duráveis, bem como produtividade, estimulando a modernização do setor da construção civil e reduzindo o custo dessas obras. Para isso, o programa pretende o engajamento de todos os segmentos envolvidos no processo: construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de sistemas e materiais de construção, e os próprios consumidores.
Atualmente, 1.894 construtoras estão certificadas pelo PBQP-H e a meta é chegar em 3 mil. Para tanto, o governo está ampliando a comunicação a respeito. Além da produção das cartilhas e da próxima mudança da logomarca, ele também modernizou o site do programa.
O PBQP-H é formado por três sistemas de adesão voluntária:
- SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), que fornece certificação de sistemas de gestão da qualidade de construtoras.
- SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos), que monitora conformidade na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos utilizados na construção civil.
- SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais), que avalia tecnologias inovadoras e de sistemas convencionais na construção civil.
Melhoria contínua
O programa objetiva beneficiar os moradores das unidades habitacionais e a expandir as obras do governo. A adesão ao PBQP-H é exigida em todas as portarias emitidas aos bancos que financiam a produção de HIS. As construtoras que integram o programa têm a possibilidade de melhorar sistematicamente seus processos e a qualidade dos produtos, com mais produtividade.
As empresas podem atuar no PBQP-H de três formas, a depender da sua oferta de serviço:
- Construtoras: aderindo ao SiAC e implementando o sistema de gestão da qualidade.
- Fabricantes, importadores e distribuidores de materiais, componentes e sistemas construtivos: participando de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ) do SiMaC e tendo seus produtos ensaiados para verificação da conformidade em relação às normas técnicas brasileiras.
- Proponente de produto inovador: trazendo sua inovação para o Sinat para que, após a avaliação de uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA), ela possa ser utilizada com total segurança nas obras.
Além das empresas, há participação de outras instituições no PBQPH: agentes financiadores e de fomento, de fiscalização, auditoria, órgãos do governo, entidades representativas e academia, contribuindo com propostas para que as normas e regimentos sejam cumpridos, contemplando também as necessidades dos elos da cadeia.
Os consumidores – que podem ser construtoras, varejistas ou consumidores finais – fortalecem o PBQP-H ao darem preferência pela aquisição ou pela comercialização de um material em conformidade com o programa.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação