Prefeitos de pelo menos 12 cidades brasileiras participaram, na manhã desta terça-feira (31), do workshop O Futuro da Minha Cidade, em Goiânia. A abertura do evento contou com a participação do prefeito da capital goiana, Iris Rezende, e de membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), responsável por aplicar na cidade as ideias do projeto, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional. Representantes de outros estados e das cidades da Região Metropolitana de Goiânia também compareceram.
Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o workshop representa o momento ideal para troca de experiências, a fim de tornar conhecido o que representou a proposta para diferentes municípios no país.
"É a hora de enriquecer essa discussão e tornar essa proposta cada vez melhor, saber o que deu certo e o que deu errado", resumiu. Segundo Martins, a proposta do projeto vem ao encontro das novas exigências da sociedade brasileira.
"Hoje, o cidadão quer participar de forma transparente da gestão da cidade, não quer mais essa gestão unilateral, feita entre quatro paredes", pontuou.
De acordo com Martins, as cidades que abraçaram a proposta já apresentam mudanças significativas na qualidade de vida da população.
"Temos sete Codeses já montados no Brasil. Vejamos o que já aconteceu em Brasília, em Cascavel, em Recife, por exemplo. A mudança é visível", observou.
O presidente pontuou ainda que há casos de resistência inicial à política de gestão compartilhada, mas os resultados provam que esse tipo de iniciativa é fundamental para o futuro da gestão.
"Em alguns pontos, observamos resistência, sobretudo, por parte do legislativo, que pode achar que queremos interferir no seu papel. Mas não. O projeto vai além das gestões, são objetivos a longo prazo", concluiu.
Anfitrião do encontro, o presidente do Codese Goiânia, Euclides Barbo Siqueira, reforçou que a política da gestão compartilhada já trouxe resultados em Goiânia.
"O que o Codese tem feito aqui é de fundamental importância, são estudos, sugestões e opiniões que acrescentam na gestão municipal e que já viraram projetos implantados. Nossa contribuição tem sido real e é muito bom saber que temos a abertura da prefeitura de Goiânia para fazer nosso trabalho, como colaborador, apartidário, que tem o único objetivo de melhorar a qualidade de vida da cidade, para os cidadãos", considerou.
O prefeito de Goiânia ratificou as palavras de Borba. Segundo Iris, o que o Codese tem feito nos dez primeiros meses de administração só acrescentou na gestão.
"Fico extremamente honrado. Em todos os meus 60 anos de vida pública, sempre me entristeceu a indiferença da sociedade organizada com relação à gestão da cidade e hoje isso é diferente. O Codese se constituiu para acompanhar as ações do poder público, com críticas e ideias. Abracei com toda força essa proposta", falou. Para o prefeito, a participação do segmento vai mudar a gestão, não apenas tecnicamente ou administrativamente, mas moralmente.
Grande precursor da gestão compartilhada no Brasil e um dos expositores do workshop, o ex-prefeito de Maringá, Silvio de Barros acredita que, independente do impacto que já tenha causado, a iniciativa da CBIC de empoderamento da sociedade civil organizada, de nortear para onde as cidades devem se dirigir, é extremamente benéfica para o poder público.
"Eu, que fui prefeito, posso afirmar que essa parceria com a sociedade nos ajudou a fazer de Maringá uma das melhores cidades do Brasil", disse. Para Barros, as cidades são como pessoas, cada uma delas com personalidade e particularidades. "O modelo tem que ser reajustado à realidade de cada uma, sem necessariamente copiar uma da outra. É isso que estamos fazendo aqui hoje", completou. (Fonte: CBIC Hoje)
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação