O Workshop Implementação do BIM, realizado ontem (26/09) pelo Sinduscon-DF, em sua sede, em Brasília, contou com a apresentação de dois casos de sucesso na área, o da empresa Estrela Arquitetura e o da Sinco Engenharia. “Estes exemplos são fundamentais para mostrar o caminho, ajudando e incentivando as pessoas na implantação do sistema”, defendeu o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. O roadshow é uma promoção da CBIC, em parceria com o Senai Nacional.
A Estrela Arquitetura começou a implantação da ferramenta BIM há cerca de quatro anos. “A Estrela elabora projetos de Arquitetura, priorizando consultoria e planejamento de casas”, contou o coordenador de projetos da Estrela Arquitetura, Luis Carlos Rodrigues. O foco, segundo ele, está na prestação de serviços técnicos no âmbito da arquitetura e construção civil. “Atendemos, de forma ampla, aos projetos em suas diversas fases”, explicou. “Trabalhávamos com a plataforma 2D e nos sentimos compelidos pela dificuldade de mercado e inovações normativas”, disse o arquiteto Thiago Sales, da Estrela, explicando o motivo que os levou a adotarem o BIM.
Segundo ele, a empresa viveu uma série de dificuldades e achou conveniente adotar um programa BIM, principalmente por conta das normas, que passaram a exigir do profissional uma habilidade maior de coordenação das problemáticas de projeto. “Testamos vários modelos ao longo de um ano”, ressaltou. O escritório adotou o software Archicad, da Graphisoft. Dentre os pontos positivos da ferramenta, Sales destaca a precisão. Com o BIM, as problemáticas encontradas na entrega de projetos, como incompatibilidades de desenho técnico e dificuldades construtivas, já são resolvidas no início. Já a gerente do Departamento BIM da Sinco Engenharia, Priscila Castro, destacou que a empresa implantou o BIM em 2011. Desde então, todos os empreendimentos são modelados e planejados por meio da ferramenta. A empresa, inclusive, garantiu o prêmio Master Imobiliário deste ano, na categoria Boas Práticas na Aplicação de Recursos Tecnológicos, com o case Building Information Modeling (BIM) – Antevendo problemas e suas interferências nas construções.
A Sinco Engenharia fez um shopping com a contratação de todos os projetistas no modelo BIM. Entre os diversos usos do BIM na empresa, Priscila destacou alguns itens que são levados em consideração, como, por exemplo, o estudo da vizinhança. Plano de ataque de estruturas, incompatibilidades, interferência dos equipamentos e canteiros de obras são alguns outros pontos considerados. (Com informações do Sinduscon-DF)
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação