O Brasil mesmo tendo em seu território o percentual de 12% da água doce mundial sofre com escassez de água para abastecimento de seus municípios e uma alternativa à redução do consumo é a reutilização da água através do tratamento de água cinza.
As águas cinzas têm origem no descarte dos chuveiros, lavatórios e máquinas de lavar, sendo o chuveiro o volume predominante em uma unidade habitacional. E após tratada, transforma-se em água a ser utilizada em descarga de bacias sanitárias, irrigação de jardins, lavagem de carros, limpeza de piso e até lavagem de roupas. A qualidade da água tratada deve atender às classes de uso estabelecidas na norma técnica NBR 13969/97.
A escolha do tipo de tratamento é o que vai garantir a eficiência do projeto, por isso é necessário realizar um estudo preliminar dos três tipos diferentes de tratamento de água cinza. O sistema físico-químico, biológico e com ozônio se divergem pela qualidade da água desejada ao final do processo, sendo que o tratamento físico-químico tem um investimento inicial baixo em relação aos demais, é ideal para indústrias, requer alto consumo de produtos químicos e ainda produz lodo químico que requer destinação adequada; o tratamento com ozônio requer um investimento mais alto, automatizado, e garante menor variação na qualidade final da água, além de disponibilizar água quase que destilada, própria para todos os usos; já o tratamento biológico, comumente utilizado nas estações de tratamento estaduais é indicado também para empreendimentos residenciais, pois requer inspeções de fácil realização, gera lodo biológico, cujo qual não necessita de descarte especial e atinge qualidade adequada aos usos propostos numa edificação.
A Newinc, incorporadora e construtora com sede na cidade de Goiânia tem atuado como case de sucesso no auxílio à operação de seus projetos, pois prevê instalação de protótipo do sistema que será entregue ao empreendimento ainda na fase de obra, promovendo assim, conhecimento acerca de cuidados na operação e análise dos desafios que os administradores do condomínio enfrentarão. Através da experiência obtida são realizados treinamentos e acompanhamento junto ao síndico para aperfeiçoamento do uso e manutenção da estação de tratamento de água cinza, e ainda promovidas ações de engajamento a todos os moradores mostrando valor do sistema, funcionamento e cuidados de uso em cada unidade habitacional quanto à garantia da qualidade da água tratada. Todas essas ações geram valor ao sistema implantado, pois aproximam a inovação à realidade dos moradores, quebram-se mitos e promove apropriação dos sistemas por parte de todos.
Uma estação de tratamento de água cinza em um empreendimento traz não somente benefícios monetários através da redução no valor pago à concessionária, e ambientais através da preservação dos mananciais e redução da demanda de água potável para usos não nobres, mas também sociais através da mudança de cultura da sociedade quanto à reutilização de água e preservação de recursos naturais.
BRUNA RODRIGUES DOS SANTOS, especialista em Construções Sustentáveis e Certificações Ambientais pelo Inbec Uberlândia, engenheira civil pela PUC-GO, gestora ambiental da Newinc Incorporadora e Construtora (Reproduzido da Revista construir Mais – Sinduscon-GO)
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor