Qual o segredo para enfrentar crises na economia ou de mercado? Para a EBM Desenvolvimento Imobiliário a resposta é simples: corra delas! E assim foram muitas que a empresa goiana conseguiu evitar ao longo dos seus 35 anos. A incorporadora e construtora está entre as maiores de Goiás, tendo atualmente 15% de participação no segmento da Grande Goiânia, e já entregou mais de 150 empreendimentos no País. Mas na resposta simples da EBM está uma aguçada capacidade de seus empreendedores de farejarem problemas onde a empresa atua e turbulências econômicas no horizonte. Depois, na velocidade de tomar decisões e mudar a rota e locais dos negócios.
Presidente do grupo goiano, Elbio Moreira afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS que saber como lidar com as oscilações dos mercados imobiliários de Goiânia, Brasília e São Paulo foi a grande sacada da EBM para expandir seus negócios. “Por incrível que pareça, mesmo com o cenário atual do País, vamos crescer mais que o ano passado”, confia o empresário.
A primeira grande crise no mercado imobiliário que a EBM conseguiu antecipar (e correr dela) foi na virada da década de 80 para a de 90 causada pela maior construtora do Brasil na época: a goiana Encol. Qual foi o indício percebido? Os preços praticados pela empresa começaram a sair da curva média do mercado, numa clara necessidade de fazer caixa para honrar compromissos financeiros. Na época a Encol tinha, só em Goiás, 60% do mercado. Seu iminente tombo iria gerar impacto de grandes proporções no setor. Este prognóstico se confirmaria.
Antes disto acontecer, a EBM decidiu migrar para outros mercados. Em 1989, entrava em Brasília. Dois anos depois em São Paulo, onde chegou a ser considerada a quarta maior empresa do segmento paulista. “Tínhamos de 10 a 12 empreendimentos em Goiânia e ficamos apenas com um. Já em São Paulo havia carência de construtoras e fizemos muitas parcerias, o que nos ajudou a crescer muito na época e depois”, afirma Elbio Moreira.
No final da década de 90, a EBM fareja novamente problemas à vista. Com a abertura do capital das grandes construtoras, que receberam grandes aportes de recursos, ficaria inviável e perigoso enfrentar esta concorrência. Decisão: retornar para Goiânia e, em pouco tempo, chegou a ter 30% do mercado.
“Mas temos notado alguns sinais no mercado de Goiânia que podem nos levar a mudar novamente a rota da EBM”, diz o empresário, sem entrar em detalhes.
Prevendo que a atual crise econômica do País não seria passageira, a EBM decidiu reforçar seu caixa. Reconhecida por seus empreendimentos de alto padrão, também entrou (com uma subsidiária) no chamado segmento econômico, inclusive no do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Outro acerto da empresa foi diversificar suas atividades, diluindo os riscos, mas todas tendo sinergia para não perder o foco. Passou a atuar no segmento de propriedades com a construção e gestão de 4 malls (como o Atom Business Style), tendo mais um em obra no Setor Fama, polo de moda em Goiânia. Passou a investir no segmento de loteamentos e urbanismo em Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Além de expandir seu portfólio de incorporações.
“Mas continuamos a observar o mercado de Goiânia”, frisa Elbio Moreira.
Existe um mantra na cultura gerencial da EBM que está em destaque numa placa na parede da sala de reuniões na sede em Goiânia: Prudência. “É um dos principais valores da nossa empresa”, frisa o presidente, apontado para a placa. (Com o Portal Empreender em Goiás)
Publicações relacionadas
Evento será realizado no dia 28 de maio, em São Paulo, e reunirá grandes nomes do mercado imobiliário para debater estratégias e inovações do setor
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita