O projeto ‘Construção Legal’ está ganhando nova dinâmica, agora com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) na linha de frente, com o apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) e da Secretaria Nacional dos Setores da Construção Civil (SNSCC). A reengenharia foi realizada para aperfeiçoar os ideais da sua concepção, em 2018, justamente neste momento em que a construção civil tem o desafio de gerar empregos e riqueza para o Brasil, sendo importante impulsionador da retomada da economia.
O objetivo central do projeto é prestar assistência às construtoras, orientando-as nas questões trabalhistas e de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, garantindo a conformidade frente às leis e às NRs, evitando, assim, problemas com as autoridades fiscalizadoras.
Para isso, uma equipe formada por profissionais especializados visitará regularmente os canteiros de obra das construtoras, verificando as possíveis inconformidades e fazendo um trabalho de orientação preventiva.
Outro instrumento do ‘Construção Legal’ é a Comissão de Conciliação Prévia (CCP), importante na resolução extrajudicial de conflitos trabalhistas. Composta por representantes do Sinduscon-Rio e do Sintraconst-Rio, a CCP pode ser acionada tanto por trabalhadores quanto por empregadores e é uma solução para evitar a morosidade de ações movidas pela Justiça do Trabalho.
As empresas também poderão solicitar serviços diversos oferecidos pelas entidades, envolvendo desde locação de espaços a auxílio em homologações, rescisão contratual, acordo coletivo, banco de horas e outros itens da alçada trabalhista.
“O projeto ‘Construção Legal’ chega para ser o braço direito do setor quando o assunto é o aprimoramento de práticas responsáveis. Queremos estar nos canteiros, orientar e garantir um meio ambiente de trabalho seguro”, destaca o presidente do Sinduscon-Rio, João Fernandes.
O presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio Figueiredo de Souza, reitera que o projeto ajuda as construtoras a seguirem as normas e as leis e enfatiza o comprometimento dessas empresas com as relações de trabalho e o meio ambiente. “Para a construção civil carioca retomar seu desempenho com geração de emprego é preciso caminhar com responsabilidade e união. Este é um projeto pioneiro que pode servir de exemplo para outras cidades e estados. Neste momento, é importante a aproximação do setor patronal e laboral para, juntos, resolvermos os entraves que surgem no processo produtivo do setor da construção civil”, ressaltou ele.
Resumindo, o ‘Construção Legal’ chega para preservar a segurança dos trabalhadores, respeitando seus direitos e a convenção coletiva, além de garantir a qualidade dos empreendimentos. Assim, o Sinduscon-Rio e o Sintraconst-Rio convocam os empresários para abraçar o projeto, com o objetivo de se alcançar um universo de trabalho mais homogêneo em responsabilidades e mais proficiente em oportunidades.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação