A indústria da construção gerou 13.136 novas vagas com carteira assinada em junho deste ano em todo o país, melhor resultado para o mês desde 2011. Já nos últimos 12 meses (julho /2018 a junho/2019) foram criados 31.069 empregos formais no setor. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados dia 25 pelo Ministério da Economia.
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, o número expressivo de contratações é um alento, mas ele acredita que o setor pode e precisa avançar mais.
“Acreditamos que este crescimento de 31 mil vagas em 12 meses ainda é muito pouco para um setor que precisa crescer 70% para recuperar o tamanho que tinha há cinco anos”, diz, ao lembrar que a construção civil empregava 3,4 milhões pessoas em 2014 e hoje conta com 2 milhões de trabalhadores.
“Esta retomada de criação de postos de trabalho deverá ser acelerada a partir da aprovação em segundo turno da Reforma da Previdência”, avalia.
Construção Civil apresenta terceiro maior saldo em junho
O saldo de 13.136 vagas com carteira assinada é decorrente de 116.381 admissões e 103.245 desligamentos observados no setor no sexto mês do ano. Desta forma, o número de trabalhadores com carteira assinada no segmento passou de 2,020 milhões em maio/2019 para 2,033 milhões em junho/2019 (série com ajustes).
A Construção Civil apresentou o terceiro maior saldo do mês de junho/2019, ficando atrás do setor de serviços (23.020 vagas) e da agropecuária (22.702 vagas).
No primeiro semestre deste ano, o mercado de trabalho formal do setor também registrou resultados positivos: 57.644 novos postos de trabalho. Nesse período, a região Sudeste foi o principal destaque, com a criação de 34.646 empregos, sendo o estado de Minas Gerais o maior gerador de vagas: 14.364. Em segundo lugar aparece São Paulo, com 14.332 vagas.
A Região Norte foi a única que apresentou resultados negativos no emprego formal na Construção no primeiro semestre: -3.171 novos postos. Já nos últimos 12 meses (julho/2018-junho/2019) foram criados 31.069 empregos no setor.
Para a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos, mesmo ainda registrando dificuldades para recuperar as suas atividades, o setor apresenta números positivos em seu mercado de trabalho formal e continua contribuindo para gerar renda na economia nacional.
“Os dados de junho podem sinalizar uma tendência de melhora para o segundo semestre do ano, o que é muito relevante, especialmente considerando o crescimento modesto da economia e a contribuição da Construção Civil para fortalecer o desenvolvimento do País”, diz.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte