A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), planejou ao longo de 2018 uma série de ações de curto prazo (2019-2020), dentro do projeto Construção 2030, a fim de preparar o setor para as modificações tecnológicas e comportamentais que já estão no nosso cotidiano e que devem se intensificar na próxima década, especialmente na habitação.
Segundo Martins, a entidade preparou, por meio do Construção 2030, um conjunto de ações, prevendo cenários de mercado e políticas públicas que compreendem a agenda de 2018 (que incluiu o planejamento), ações de curto prazo para 2019-2020, ações de médio prazo para 2021-2025 e, finalmente, ações de longo prazo para 2026-2030.
As ações estão associadas a objetivos desafiadores como a construção de apartamentos que irão gerar sua própria energia e exigir ‘zero’ manutenção ou até a criação de lojas de casas, onde o consumidor pode escolher em um cardápio de tecnologias a forma de construção mais conveniente para seu estilo de vida.
O ponto principal do projeto para 2019 é a oportunidade de assinatura de um Pacto pela Construção 2030, marco que poderá lançar os alicerces político-institucionais essenciais para a realização das demais ações.
“Esperamos contar com o apoio de todos para viabilizar esse pacto, que é fundamental para o sucesso do projeto”, afirmou José Carlos Martins.
O projeto Construção 2030 começou pelo projeto Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir”, desenvolvido pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional, e que estão definidos no Estudo Foresight (Pensamento do Futuro).
“O projeto surgiu da necessidade de se antecipar às mudanças e criar o futuro desejado e não o possível, inicialmente na habitação e depois em outras áreas da construção”, destacou Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC.
Fonte: CBIC
Publicações relacionadas
Evento será realizado no dia 28 de maio, em São Paulo, e reunirá grandes nomes do mercado imobiliário para debater estratégias e inovações do setor
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita