Duas novas entidades passam a integrar, a partir de hoje, o quadro de entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC): Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon/PB) e Federação Nacional dos Pequenos Construtores. A aprovação foi dada pelo Conselho de Administração da CBIC, reunido na quarta-feira (05/09), no Hotel Windsor Brasília.
Durante a reunião também foi apresentado o novo modelo do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 15 a 17 de maio de 2019, no Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Com novo formato, mais moderno e com programação diferenciada, a 91ª edição do Enic também será palco da celebração do centenário do Sinduscon-Rio.
Num breve relato sobre as ações desenvolvidas pela Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC, o presidente Carlos Eduardo Lima Jorge destacou que, como não houve solução para o problema do asfalto no DNIT, CBIC, Sinicon e Aneor estão estudando uma ação civil pública para entrar contra o órgão na próxima semana. Além disso, informou que a COP abriu duas frentes de interlocução com o Tribunal de Contas da União (TCU), uma com o Grupo Técnico que está estudando os Acórdãos relativos a preços e orçamentos e outra referente à reunião da Comissão, no próximo dia 20, no TCU, a fim de restabelecer o “Diálogo CBIC/TCU”.
Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), informou que o prazo de inscrição para o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade foi prorrogado para o dia 20 de setembro, e que no dia 14 de setembro será oficialmente instalada o processo de revisão da Norma de Desempenho. Também deu ciência da “1ª Reunião do Grupo de Trabalho da 2ª Etapa do Estudo de Foresight (Pensamento do Futuro)” e do seminário “Por que se aflige o construtor com a Revisão da Norma de Desempenho”, realizados nesta semana.
Fernando Guedes Ferreira Filho, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), deu ciência de que o IV Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção será realizado no dia 4 de outubro, em Brasília, com a possível presença do ministro do Trabalho. Um dos painéis técnicos do evento será sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST) em BIM, em conjunto com a Comat/CBIC.
Dentre as iniciativas da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Nilson Sarti destacou o Guia Orientativo sobre as Normas de Conservação e Uso de Fontes Alternativas de Água; e a participação na revisão da Norma de Eficiência Energética. Informou também que o projeto “O Futuro da Minha Cidade” está concorrendo ao PrêmioSmart Cities, nas categorias governança e finança e cidades inclusivas.
Ana Claudia Gomes, do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), destacou o sucesso do Dia Nacional da Indústria da Construção Social (DNCS) deste ano. Informou que os projetos Jovens Líderes e Ética eCompliance estão sendo retomados, reforçando a importância das entidades confirmarem a participação dos seus jovens para o primeiro projeto.
Já Celso Petrucci, da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), anunciou que, em conjunto com o Conjur/CBIC, a partir de novembro realizará eventos nas cinco regiões do País junto aos tribunais de justiça, a fim de aculturá-los sobre o setor.
Fonte: CBIC
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor