A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo presidente da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes, participou nesta quinta-feira (26/04), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, do Seminário Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho do governo federal deste ano (CANPAT 2018), que integra o movimento Abril Verde. O evento foi encerrado com uma cerimônia em memória às vítimas de acidentes de trabalho.
O seminário contou, entre outras, com as presenças da diretora de Inspeção do Ministério do Trabalho (MTb), Viviane de Jesus Forte; do chefe do Centro Regional da Fundacentro do Distrito Federal, Leone Lamera; do presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), Armando Henrique, e do engenheiro Swylmar dos Santos Ferreira, da Fundacentro.
A especialista em Desenvolvimento Industrial do Sesi Nacional, Renata Rezio, abordou o tema “Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST)”; o diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), João Silvestre, proferiu palestra sobre o “Adoecimento Ocupacional”; o procurador federal Fernando Maciel, mestre em Prevenção e Proteção de Riscos Laborais, tratou do tema “Consequências dos Acidentes do Trabalho”, e o diretor regional do Nordeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Edvaldo Nunes, tratou do assunto “Quedas do Trabalho em Altura”.
A CANPAT do Ministério do Trabalho visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimam trabalhadores. Apesar de a campanha tratar da prevenção em todas as situações que envolvem o trabalho, a CANPAT 2018 tem dois focos principais: os adoecimentos e trabalho em altura, ou seja, os realizados a 2m acima do piso, como plataformas elevadas, escadas ou andaimes.
Durante a CANPAT de 2018, o Ministério deve divulgar cartilhas sobre trabalho em altura; cartilha sobre manutenção em fachadas; manual consolidado explicativo sobre a NR-35, que trata das condições seguras dos trabalhos em altura; Guia de Procedimentos da Inspeção do Trabalho (Manual de Fiscalização do Trabalho em Altura e Manual de Fiscalização do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO) e, ainda, cartilha sobre adoecimento ocupacional, elaborada para orientar trabalhadores e empregadores sobre o tema.
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação