CBIC DIVULGA BOLETIM COM ALTERAÇÕES DAS NORMAS TÉCNICAS ABNT/CONSTRUÇÃO

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em consulta nacional, publicadas e confirmadas no período de maio/junho de 2019, podem ser acessadas no Boletim de Normas, elaborado conjuntamente pela Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Senai Nacional.

As informações estão atualizadas no Portal Normas Técnicas da Construção – CBIC e podem ser obtidas/consultadas. Acesse e fique por dentro dos processos de normalização da ABNT.

Normas em Destaque

Consulta Nacional

  • ABNT/CB-018 – Projeto de revisão ABNT NBR 15210-1, que trata de Telhas onduladas e peças complementares de fibrocimento sem amianto – Classificação e requisitos (até 08/07/2019)
  • ABNT/CB-169 – Projeto de emenda ABNT NBR 9452, que trata de Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto – Procedimento (até 09/07/2019)
  • ABNT/CB-232 – Projeto de norma ABNT NBR 16737-5, que trata de Telhas de policloreto de vinila (PVC) para telhado – Parte 5: Telha de perfil trapezoidal — Padronização e requisitos específicos (até 18/07/2019)
  • ABNT/CB-018 – Projeto de norma ABNT NBR 11768-1, que trata de Aditivos químicos para concreto de cimento Portland – Requisitos (até 05/08/2019)
  • ABNT/CB-018 – Projeto de norma ABNT NBR 16790, que trata de Pisos assentados de placas de concreto – Requisitos e procedimentos (até 05/08/2019)
  • ABNT/CB-018 – Projeto de norma ABNT NBR 13528-1, que trata de Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração – Requisitos gerais (até 12/08/2019)

.. mais 28 normas em Consulta Nacional

Publicadas

  • ABNT/CB-004 – ABNT NBR 16734, que trata de Escadas rolantes e esteiras rolantes — Construção e instalação — Requisitos de segurança (em 14/05/2019)
  • ABNT/CB-025 – ABNT NBR ISO 19011, que trata da Versão Corrigida de Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão (em 14/05/2019)
  • ABNT/CB-002 – ABNT NBR 10151, que trata de Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral (em 31/05/2019)

mais 8 normas Publicadas.

Veja mais informações sobre o Portal de Normas Técnicas da CBIC

As ações do Gant estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

Fonte: Agência CBIC

TINDER DOS IMÓVEIS: APP CONECTA CORRETORES E OFERECE COMISSÃO GARANTIDA

Aos 28 anos, Livia Rigueiral apostou em um nicho bem específico no Brasil para abrir seu negócio: um aplicativo exclusivo para corretores de imóveis. Ela trabalhou muitos anos no mercado imobiliário e com a experiência na área percebeu que muitos negócios não eram fechados porque os corretores não conseguiam encontrar o imóvel adequado para o cliente ou vice-versa. "Eu poderia ajudar os corretores a movimentar o setor encontrando quem comprasse ou quem vendesse. Foi a partir daí que surgiu o Homer”, explica. 

Na prática, o app é um marketplace feito exclusivamente para corretores. Para se inscrever, o profissional precisa ter o Creci, que é o registro de corretores do Brasil. Tudo é gratuito. 

Ao preencher dados pessoais, como nome, telefone e CPF, e colocar o número do registro, o corretor deve informar se tem um imóvel para vender ou locar ou se procura um imóvel para um cliente. Depois, deve colocar o preço, tamanho e tipo de imóvel.

A partir disso, a inteligência artificial mostra todos os outros corretores cadastrados que se enquadram nas características buscadas e sugere essa parceria. 

Ou seja, um corretor tem o imóvel e o outro tem o potencial morador, eles se unem e fecham o negócio. A comissão é dividida entre os dois. E o aplicativo trabalha com comissão garantida caso um dos dois não cumpra o acordo de parceria.

“O objetivo é não deixar o profissional no prejuízo e incentivá-lo a usar cada vez mais a plataforma”, explica Livia, que também é CEO.  

Por exemplo, um corretor tem um cliente que busca um imóvel de dois quartos em uma determinada faixa de preço. Ao colocar as informações na plataforma, o app oferece automaticamente alguns corretores que têm imóveis que se encaixam nesse pedido.

A inteligência artificial faz um “match” entre os corretores que entram em contato entre si e ajustam os detalhes da negociação. É como um “Tinder dos imóveis”.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, permite que os corretores acertem compra, venda e aluguel de imóveis. “A ideia é que o corretor possa negociar um imóvel com velocidade, tranquilidade e segurança”, afirma a empreendedora.   

Hoje, o app conta com 26 mil corretores cadastrados ao redor do Brasil e é possível cadastrar qualquer tipo de imóvel.  

A empresa funciona exclusivamente com dinheiro de investidores. Não tem lucro, e por enquanto, tudo é gratuito. Rigueiral não revelou como pretende monetizar o negócio. Hoje a empresa tem sede no Rio de Janeiro e conta com 20 funcionários.

Modelo mais comum nos EUA

No Brasil, fazer uma compra de imóvel envolvendo os dois corretores não é tão comum. Geralmente, um único profissional atua dos dois lados: tem o cliente e oferece o imóvel do seu portfólio.

Mas no mercado americano, esse formato envolvendo os corretores dos dois lados é normal. Um tem o imóvel e o outro o cliente e fecham o negócio. Eles dividem a comissão ao meio: 50% para cada.

“É como os advogados. Ambas as partes do processo têm um advogado defendendo seus próprios interesses. O que acontece nos EUA e que promovemos pelo Homer é exatamente isso. Cada parte do negócio conta com um corretor para auxiliá-la: o cliente que quer comprar e o que quer vender”, exemplifica Rigueiral. 

A empresa funciona nesses moldes. “É pré-estabelecido que a comissão ao corretor seja entre 5% e 6%, e geralmente é dividido ao meio entre os dois corretores, 2,5% para cada um”, explica a CEO.  

Livia defende que o usuário final não se prejudicará devido a um aumento de preço advindo de uma comissão mais alta por parte dos corretores.

“Muitos deles já entendem que não é viável sair deste esquema de valor porque isso pode significar a diminuição do volume de negócios fechados. Isso porque, fazendo este tipo de parceria pelo Homer, o fluxo de negócios vai naturalmente crescer, tendo em vista o portfólio muito maior de clientes e imóveis disponíveis na plataforma”, afirma.  

Tecnologia e a carreira de corretor 

De acordo com um estudo da Kuser S/A, consultoria de dados focada em desenvolvimento de negócios, de agosto de 2018, mais de 500 mil corretores de imóveis são regularizados e inúmeros outros estavam em processo de registro profissional no Brasil.

Com o avanço da tecnologia no setor imobiliário, umas das preocupações é que a profissão perca muito espaço com o tempo – o que impactaria diretamente o negócio da CEO.  

Mas Rigueiral entende que a presença do corretor na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel é crucial.

“O corretor facilita a vida do cliente. Com a ajuda do profissional, a pessoa não precisa se preocupar com o andamento do negócio. É praticidade em uma fase que cada vez mais as pessoas têm menos tempo. A tecnologia não pode suprir um atendimento humanizado no nível que o profissional pode”, diz. 

A pesquisa da Kuser mostra que a nova geração de corretores apresenta uma postura inovadora e mostra preocupação com o atendimento personalizado e humanizado, a utilização de recursos tecnológicos e o constante estudo sobre a profissão.

Entre as vantagens do Homer para o usuário final, Rigueiral destaca a facilidade de ter um único corretor com acesso a milhares de produtos e muito provavelmente vai encontrar o que o cliente precisa. 

Do ponto de vista do corretor, “a questão da exclusividade é uma vantagem: ele consegue fidelizar o cliente porque tem uma série de produtos para oferecer”, diz. 

Ainda, o Homer traz mais liquidez para o mercado imobiliário, segundo Rigueiral. “Considerando que imóvel está com o corretor e outro imóvel com o usuário, aumentamos a oferta de produtos porque conectamos os dois lados. O app agiliza o processo e compra e venda. Muitas negociações não vão para frente porque as pessoas não se encontram, não se conectam. Muitos corretores têm grupos no WhatsApp, por exemplo. Colocam todo dia tudo o que têm e tudo o que procuram, mas é uma bagunça. Via Homer é muito mais organizado e simples”, afirma.  

Fonte: Infomoney

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar