Disseminar soluções interessantes e viáveis relacionadas à governança compartilhada é o que já vem ocorrendo em cidades como Brasília, Goiânia e Manaus, que colocaram em prática o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, apresentado nacionalmente sexta-feira (10), durante o “Diálogo CBIC: O Futuro da Minha Cidade e Brasília”, com participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Mediado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, o evento realizado no Pontão do Lago Sul, com formato restrito, mas divulgação nacional via redes sociais, reuniu importantes atores desse processo, já presente em 28 cidades do país, e que visa transformar os cidadãos em protagonistas no planejamento econômico e sustentável do futuro das suas cidades a curto, médio e longo prazos.
“Já que a mudança é inevitável, você quer ser refém ou protagonista? A CBIC optou por ser protagonista”, justifica o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, sobre a decisão da entidade de criar o projeto, em correalização com o SESI Nacional.
O objetivo é “mobilizar e sensibilizar a sociedade para que ela tome decisões hoje, assegurando o futuro que ela vai querer ter”, menciona o coordenador do projeto e ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros.
Solução está na união da sociedade
Brasília já colhe os bons frutos do planejamento apresentado no documento “O DF que a gente quer!”, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). “No balanço dos 100 dias de governo Ibaneis, mais de 25 ações já estão emplacadas e outras a caminho”, destaca o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz.
A simples decisão de manter as delegacias abertas por 24 horas, com um adicional de custo médio de R$ 280 mil – medida proposta pelo Codese-DF –, resultou na efetiva redução de cerca de 40% da criminalidade no DF. “O político tem que entender que é mandatário e quem deu o mandato foi a sociedade e, por isso, tem que respeitar e saber o que a sociedade está buscando”, ressalta Ibaneis.
“Brasília é um grande laboratório para o Brasil. As escolas de gestão compartilhada implantadas pelo GDF, por meio de parceria entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública, já estão servindo de modelo para o resto do país”, destaca o governador.
O Futuro da Minha Cidade
O “Desafio de Pensar O Futuro das Cidades” teve início em 2012 na CBIC, inspirado no exitoso modelo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O objetivo era e continua sendo mobilizar a sociedade civil organizada e o poder público para planejar a vida e o desenvolvimento das cidades, tendo como objetivo final a qualidade de vida do cidadão. Todo o planejamento de longo prazo é realizado pelo Conselho, formado por Câmaras Temáticas.
Conheça o projeto e também participe do grupo O Futuro da Minha Cidade, no Facebook, que reúne pessoas interessadas em participar ativamente do debate sobre cidadania, sustentabilidade, cidades inteligentes.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação