A aprovação pela Câmara do projeto de lei que regulamenta os distratos é uma boa notícia para todos os envolvidos no mercado imobiliário e deve impulsionar o setor, avaliou Paulo Antunes, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, durante sua participação no GRI Residencial 2018, em 7 de junho. A votação ocorreu na véspera do evento.
"Foi um acontecimento positivo. Antes, havia falta de clareza para o distrato. Agora, não. Quando existem regras objetivas e que sejam de conhecimento de todas as partes, tanto de quem vende quanto de quem compra, o mercado ganha. Isso vai fazer o setor crescer", disse o executivo em entrevista ao GRI, pouco antes de participar como keynote speaker na abertura da programação.
Paulo Antunes informou que a Caixa destinará em 2018 pelo menos R$ 85 bilhões para crédito habitacional, ou seja, no mínimo o mesmo montante de 2017, e que, nos primeiros meses deste ano, a linha de crédito para qual o banco tem registrado mais demanda e realizações é a de financiamento à produção. Até março, o nível ficou 36% acima do observado no mesmo período de 2017. Agora em maio, 20% superior.
Ele também adiantou que a Caixa prepara novidades para o segmento residencial, antenada com as tendências que vêm movimentando o mercado. "Estamos estudando, principalmente no aspecto jurídico, o financiamento para unidades compartilhadas, considerando novos arranjos de moradia."
GRI Residencial 2018
Esta que foi a 4ª edição do GRI Residencial reuniu cerca de 100 dos principais players do ramo habitacional atuantes no Brasil no Hotel InterContinental em São Paulo. O foco foi estreitar laços, estimular negócios e debater os principais temas do setor.
Tomaram parte das discussões nomes como Bruno Laskowsky (Credit Suisse Hedging-Griffo), Marcelo Fedak (Blackstone), Gabriel Braga (QuintoAndar), Vitor Bidetti (BREI), Alexandre Frankel (Vitacon), Carlos Terepins (Nortis Incorporadora), Daniel Cherman (Tishman Speyer), Ricardo Raoul (Paladin Realty Partners), Carlos Tunes (IBM) e Lucas Vargas (Grupo Zap).
Entre os principais assuntos em pauta nas dez sessões de discussão realizadas ao longo do dia, estiveram o apetite dos investidores e alternativas de funding para o segmento, tendências, novos modelos e tecnologias que nortearão o futuro desse ramo, e desafios e oportunidades específicos a residenciais econômicos e de alto padrão.
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação