O Pará teve registro de saldo positivo de contratações no setor da construção civil nos primeiros oito meses de 2018. O saldo não é positivo há quatro anos. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e do Ministério do Trabalho. Em 2014, o saldo estava em 17.423 postos de trabalho; em 2015, o número começou a ficar negativo, -6.107; em 2016, -10.968; e 2017, em -3618. No ano de 2018, o saldo está em 4.377 postos de trabalho.
Há cinco anos sem trabalho, o pedreiro Clécio Oliveira diz que o retorno ao mercado há três meses não foi fácil. "Acredito que eu tenha passado em quase todas (as seleções) aqui em Belém, mas as vagas ficavam só nas promessas e nada", comentou.
A gerente de recursos humanos de uma empresa, Eliane Nunes, comentou que teve 80% de demissões em 2016. Segundo ela, desde janeiro a empresa voltou a contratar e já possui 20 novas vagas preenchidas. Ela disse ainda que, na maioria dos casos, os trabalhadores relatam que estão há bastante tempo desempregados.
Um balanço divulgado em junho pelo Dieese já apontava crescimento no setor. De acordo com os dados referentes ao mês de abril, o comparativo entre admitidos e desligados teve saldo positivo, com acréscimo de 0,46%. Em abril, foram 2.983 admissões contra 2.699 desligamentos, gerando um saldo positivo de 284 postos de trabalho.
Alex Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Pará, afirmou que a fase difícil no setor foi devido à crise econômica, mas que em 2018 o cenário parece mais otimista. Para Carvalho, ocorreram mais investimentos e retomada de novos projetos.
Fonte: G1 Pará
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra