Levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, aponta redução no número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial.
Em novembro, foram ajuizados 630 processos, 29,2% a menos que as 890 ações registradas em outubro. Comparado a novembro de 2017 (1.160 ações), a redução foi de 45,7%.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, foram protocoladas 10.193 ações, queda de 16,7% em relação aos 12.231 processos apurados em igual período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, de dezembro de 2017 a novembro de 2018, foram protocoladas 11.361 ações, uma redução de 11,2% na comparação com o período anterior (dezembro de 2016 a novembro de 2017), quando houve o registro de 12.795 ações.
“A boa notícia é que cada vez mais pessoas estão preferindo negociar amigavelmente, evitando uma ação judicial, que resulta em significativo acréscimo de custos”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, que recomenda aos síndicos e administradoras que reforcem as negociações de cobrança e promovam ações de conscientização dos condôminos quanto à importância desse pagamento, a fim de garantir o equilíbrio das contas do condomínio o ano todo.
Fonte: Secovi-SP
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor