A indústria da construção aderiu à campanha Abril Verde, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, e várias entidades do setor iluminaram suas fachadas de verde, em referência ao mês, como forma de conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.
A própria CBIC, dando continuidade ao incansável trabalho da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) de implementação da cultura da prevenção nos canteiros de obras pelo Brasil, iluminou a sua recepção, lembrando que Abril Verde é o mês da prevenção contra acidentes de trabalho. Destaques também para as iniciativas dos Sinduscons do Paraná. Rio de Janeiro e Paraíba e dos Seconcis de São Paulo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.
No balanço do Abril Verde, o vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, reforça que a mobilização “é uma forma do setor mostrar que se preocupa com o assunto, um símbolo do esforço e do engajamento pelo bem-estar do trabalhador e a prevenção de acidentes”.
O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) gostou tanto da iniciativa que pretende repeti-la no próximo ano. “Vamos incluir a ação no calendário de 2020”, destaca o presidente da entidade, Haruo Ishikawa.
Um dos primeiros a se unir à mobilização, o Seconci-SP instalou 11 refletores para iluminar de verde toda a frente do prédio, com doze andares. “A construção civil está no caminho certo. É muito importante trabalhar na conscientização para prevenir acidentes e doenças no trabalho”, enfatiza Haruo Ishikawa. “A iniciativa da CBIC foi muito boa, porque movimentou e conscientizou empresários e profissionais da construção sobre o dia 28 de abril”, reforçou.
Ao longo do mês, tanto a CBIC quanto o Seconci-SP fizeram uma campanha sobre o tema nas redes sociais. “É necessário mobilizar o máximo de empresas possíveis, assim como os trabalhadores”, acrescenta Ishikawa.
O Sindicato da indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Seconci-RJ também aderiram ao Abril Verde. Ambos os prédios receberam luzes verdes. “Também divulgamos a ação em nossos veículos de informação para incentivar as empresas a se envolverem com o debate de saúde e segurança do trabalhador. É essencial para melhorar a qualidade de vida e prevenir acidentes”, menciona o superintendente das duas entidades, Sérgio Paiva.
“Saúde e segurança do trabalho é assunto sério, que o Sinduscon e o Seconci-PR vêm discutindo com os empresários e funcionários da indústria da construção civil há décadas”, destaca Sergio Crema, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entidade que também aderiu à campanha da CBIC.
Crema lembra que, no começo dos anos 2000, a entidade criou o Comitê de Incentivo à Formalidade, que integra o Crea-PR e o sindicato dos trabalhadores, para juntos visitar obras – inclusive as particulares, que é onde concentra-se o maior índice de informalidade-, com o objetivo de orientar todos os agentes envolvidos com a obra. “Foi assim que reduzimos consideravelmente a informalidade no Paraná”, destaca Sergio Crema, presidente do Sinduscon-PR.
A campanha mobilizou igualmente o setor em Goiânia. “Foi uma campanha que contribuiu bastante”, menciona o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), Célio Eustáquio de Moura, ressaltando que a entidade está sempre disposta a participar de ações como essa.
Ações do setor da construção
Como parte das atividades para o Abril Verde – Iluminando a Segurança, campanha em memória às vítimas de acidentes de trabalho, a CBIC também promoveu no dia 16 de abril, em Brasília, o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, com uma série de painéis técnicos, cujas matérias podem ser conferidas no site da entidade, na área da CPRT.
O Sinduscon-JP realizou uma série de palestras nos canteiros de obras das construtoras associadas. “São momentos muito gratificantes e que reforça o compromisso que a entidade tem em oferecer serviço aos associados e disseminar o conhecimento”, menciona Daniel Pedro, engenheiro de segurança do Sinduscon-JP.
As empresas associadas à Ademi-AL também se engajaram à Campanha Abril Verde. Em Maceió, equipe do Sesi esteve no canteiro de obras da Construart para abordar os temas relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho com os colaboradores. A ação foi lúdica, divertida e bastante informativa.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação