A indústria da construção aderiu à campanha Abril Verde, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, e várias entidades do setor iluminaram suas fachadas de verde, em referência ao mês, como forma de conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.
A própria CBIC, dando continuidade ao incansável trabalho da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) de implementação da cultura da prevenção nos canteiros de obras pelo Brasil, iluminou a sua recepção, lembrando que Abril Verde é o mês da prevenção contra acidentes de trabalho. Destaques também para as iniciativas dos Sinduscons do Paraná. Rio de Janeiro e Paraíba e dos Seconcis de São Paulo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.
No balanço do Abril Verde, o vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, reforça que a mobilização “é uma forma do setor mostrar que se preocupa com o assunto, um símbolo do esforço e do engajamento pelo bem-estar do trabalhador e a prevenção de acidentes”.
O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) gostou tanto da iniciativa que pretende repeti-la no próximo ano. “Vamos incluir a ação no calendário de 2020”, destaca o presidente da entidade, Haruo Ishikawa.
Um dos primeiros a se unir à mobilização, o Seconci-SP instalou 11 refletores para iluminar de verde toda a frente do prédio, com doze andares. “A construção civil está no caminho certo. É muito importante trabalhar na conscientização para prevenir acidentes e doenças no trabalho”, enfatiza Haruo Ishikawa. “A iniciativa da CBIC foi muito boa, porque movimentou e conscientizou empresários e profissionais da construção sobre o dia 28 de abril”, reforçou.
Ao longo do mês, tanto a CBIC quanto o Seconci-SP fizeram uma campanha sobre o tema nas redes sociais. “É necessário mobilizar o máximo de empresas possíveis, assim como os trabalhadores”, acrescenta Ishikawa.
O Sindicato da indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Seconci-RJ também aderiram ao Abril Verde. Ambos os prédios receberam luzes verdes. “Também divulgamos a ação em nossos veículos de informação para incentivar as empresas a se envolverem com o debate de saúde e segurança do trabalhador. É essencial para melhorar a qualidade de vida e prevenir acidentes”, menciona o superintendente das duas entidades, Sérgio Paiva.
“Saúde e segurança do trabalho é assunto sério, que o Sinduscon e o Seconci-PR vêm discutindo com os empresários e funcionários da indústria da construção civil há décadas”, destaca Sergio Crema, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entidade que também aderiu à campanha da CBIC.
Crema lembra que, no começo dos anos 2000, a entidade criou o Comitê de Incentivo à Formalidade, que integra o Crea-PR e o sindicato dos trabalhadores, para juntos visitar obras – inclusive as particulares, que é onde concentra-se o maior índice de informalidade-, com o objetivo de orientar todos os agentes envolvidos com a obra. “Foi assim que reduzimos consideravelmente a informalidade no Paraná”, destaca Sergio Crema, presidente do Sinduscon-PR.
A campanha mobilizou igualmente o setor em Goiânia. “Foi uma campanha que contribuiu bastante”, menciona o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), Célio Eustáquio de Moura, ressaltando que a entidade está sempre disposta a participar de ações como essa.
Ações do setor da construção
Como parte das atividades para o Abril Verde – Iluminando a Segurança, campanha em memória às vítimas de acidentes de trabalho, a CBIC também promoveu no dia 16 de abril, em Brasília, o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, com uma série de painéis técnicos, cujas matérias podem ser conferidas no site da entidade, na área da CPRT.
O Sinduscon-JP realizou uma série de palestras nos canteiros de obras das construtoras associadas. “São momentos muito gratificantes e que reforça o compromisso que a entidade tem em oferecer serviço aos associados e disseminar o conhecimento”, menciona Daniel Pedro, engenheiro de segurança do Sinduscon-JP.
As empresas associadas à Ademi-AL também se engajaram à Campanha Abril Verde. Em Maceió, equipe do Sesi esteve no canteiro de obras da Construart para abordar os temas relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho com os colaboradores. A ação foi lúdica, divertida e bastante informativa.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra