Implementar inovações tecnológicas é aposta dentro das construtoras brasileiras. Entre as pequenas e médias, novas ferramentas podem diminuir custos operacionais - através de aplicativos que otimizem tempo e reduzam custos. Para as grandes, a inovação aparece já para o consumidor final, com empreendimentos que abusem do uso de novas tecnologias. "A tecnologia precisa pertencer a toda empresa de construção. Independentemente do porte. Entre as pequenas e médias, o uso de novas ferramentas de inovação é essencial para dar competitividade. Aplicativos simples e, muitas vezes gratuitos, como os que controlam estoque de material de construção, pode render uma economia de até 20% dentro do canteiro de obras", diz o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sérgio Lira Menezes. Exemplo de uso de tecnologia com resultados positivos, a construtora mineira Sodré conseguiu reduzir em 50% o desperdício de materiais dentro da obra. "A solução foi simples e gratuita. Com o Sebrae-MG, nós começamos a empregar o uso e novas tecnologias dentro da obra e, através da compra de alguns tablets, aumentamos o controle interno", diz o presidente da empresa, Ronaldo Sodré. O executivo explica que a aceitação não foi rápida por parte dos trabalhadores. "Não é simples explicar para o trabalhador da obra que há soluções tecnológicas que são mais efetivas do que o controle manual anterior", diz ele, lembrando que o investimento da empresa para a ação não chegou a R$ 10 mil. Entre os aplicativos usados pelo empresário está o Aplicações Comerciais, que pode ser baixado gratuitamente na internet. "O aplicativo tem versões para estoque, para engenharia, para recursos humanos. Todos eles facilitam a vida do empresário, que também pode checar as informações de qualquer lugar, através do celular", comenta. Quem também encontrou um aliado na tecnologia foi a Construtora Marques. Segundo o gerente de marketing e vendas da construtora, Vítor Marques, um dos pilares da empresa é a inovação. "Temos um grande foco em planejamento, controle e monitoramento da produção", diz. Marques detalha que pequenas inovações no canteiro podem gerar entre 2 a 3 meses de antecedência no prazo da obra. "Isso é representativo em termos de custo." Outro tipo de aplicativo que pode melhorar a vida do empresário diz respeito a responsabilidades fiscais e contábeis. Para atender justamente essa demanda, a Mega Sistemas Corporativos foca em novos clientes, entre construtores, empresas de logística, agronegócios e serviços. Ano passado, a empresa cresceu 11,8% em faturamento, e a perspectiva é crescer outros 15% este ano. "Vamos explorar de maneira mais agressiva o potencial do Rio de Janeiro e Minas Gerais", diz o sócio-fundador e Diretor Comercial, Walmir Scaravelli. A empresa, que nasceu em Itu (SP), faturou R$ 65,8 milhões no ano de 2013, alta de 11,5% ante a 2012, com destaque para a grande demanda por serviços referentes à obrigações fiscais com Sped.
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