Em função do grande volume dos blocos de fundação da obra, e de uma resistência elevada do concreto, o calor excessivo compromete a reação química gerada na hidratação do cimento que, por ser exotérmica, libera calor durante o processo. Em peças de concreto com grandes dimensões, a quantidade de calor liberada pode ocasionar evaporação de água da mistura e, consequentemente, gerar trincas e fissuras por retração plástica.Pensando em reverter essa situação, a Dinâmica Engenharia, em parceria com o professor Oswaldo Cascudo, engenheiro civil doutor na área de Materiais de Construção e Patologias, da Universidade Federal de Goiás, desenvolveu uma tecnologia nas obras para reduzir o calor dos blocos de concreto-massa, evitando que haja a ocorrência de fissuras e outras patologias. ?A aplicação de gelo na mistura do concreto tem apresentado bons resultados na prevenção da fissuração de peças em concreto com grandes dimensões, pois combate o calor de hidratação nas primeiras horas?, avalia o engenheiro civil da Dinâmica Engenharia, Marco Antônio Carvalho. A medida está sendo adotada pela primeira vez nas obras da Dinâmica Engenharia e a quantidade de gelo utilizada no processo depende diretamente da quantidade de calor que se deseja combater. Fatores como volume da concretagem e temperatura ambiente também devem ser avaliados. Um melhor desempenho é obtido ao se aplicar o concreto em horários de temperatura mais amena: por isso as concretagens ocorrem após as 15 horas. Marco Antônio explica que ?é nesse momento que o concreto tem um período de cura com menor temperatura ambiente, reduzindo a interferência do calor ambiente?. Para que a medida desse certo, foi estudado o traço de concreto da concreteira que iria ser utilizada, analisando-se o que geraria menos calor. Traço é o termo utilizado para expressar a quantidade ou a proporção dos materiais componentes na mistura do concreto. Experiências anteriores na região de Goiânia demonstraram que uma dosagem de gelo de aproximadamente 50 Kg/m3 produziu um concreto com temperaturas da ordem de 23°C a uma temperatura ambiente de aproximadamente 35°C. A redução total de temperatura obtida foi da ordem de 10°C. O gelo é moído e lançado no caminhão betoneira, que em seguida é carregado com os materiais constituintes do concreto e procede a mistura. A quantidade de água na mistura deve ser reduzida exatamente na mesma quantidade de gelo que foi adicionada. No momento do lançamento, já se espera que o gelo tenha derretido e o que se tem é concreto com água gelada. (Fonte: Dinâmica Engenharia)
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