A pesquisa Focus, publicada segunda-feira (11) pelo Banco Central, passou a projetar queda de 4,11% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Realizada semanalmente com analistas do mercado do mercado financeiro, esta é a 13ª semana consecutiva em que a referida pesquisa piora a estimativa para a economia neste ano.
“No início de 2020, quando o País demonstrava recuperação gradual da recessão observada em 2015-2016, esse mesmo levantamento projetava expansão do PIB em 2,3%”, menciona a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos, completando que “em função das consequências das paralisações e restrições provocadas pela pandemia do Coronavirus, as estimativas foram se deteriorando ao longo das semanas”.
A economista ressalta que sondagens empresariais e também com consumidores, além da divulgação de indicadores como a expressiva queda da produção industrial no País em março, ajudam a justificar a piora das projeções.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, estima retração de 5,3% para o PIB Brasil em 2020, enquanto o Banco Mundial projeta recuo de 5%.
Para 2021 a pesquisa Focus manteve a projeção de crescimento do PIB nacional em 3,20% e para 2022, em 2,50%.
“É necessário ressaltar que o resultado da economia brasileira dependerá do tempo de paralisação das atividades e também do real efeito das medidas adotadas para mitigar os impactos causados”, destaca Vasconcelos.
Caso se confirme o recuo de 4,11% no PIB Brasil em 2020, conforme projeção dos analistas do mercado financeiro, a economia nacional, na década de 2011 a 2020, terá um crescimento médio anual de 0,18%. “Para se verificar o que isso representa, basta considerar que na década anterior (2001- 2010), o crescimento médio anual foi de 3,7%”, diz.
Fonte: Agência Brasil
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores