O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que também é o presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), apresentou na terça-feira, na reunião realizada na Fieg para debater os avanços do Pacto pelo Transporte Coletivo, os resultados positivos das medidas implantadas até o momento, em destaque o serviço das câmeras de monitoramento nos ônibus em tempo real. Implementado pelo Consórcio RMTC, o monitoramento começou em 160 ônibus e deve ser expandido para a maioria dos veículos, que circulam na região metropolitana. A previsão é de que seis mil câmeras sejam instaladas até o final deste ano, com links disponíveis para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Para o prefeito, o monitoramento vai colaborar na redução da violência e também na melhoria do serviço do transporte coletivo, pois a observação constante da rotina do ônibus permitirá o aperfeiçoamento do sistema. E destacou que a melhoria do transporte coletivo é prioridade de sua gestão, garantindo que, até o momento, a implantação das medidas deliberadas está dentro do cronograma proposto pela gestão pública.
De acordo com Paulo Garcia, de maio até o último dia 20 de agosto a CDTC garantiu o incremento de 2.069 novas viagens diárias em 208 linhas, a contratação de 231 motoristas, a inclusão de 95 ônibus na frota e o retorno dos atendentes de terminal, melhorias que representam 267.488 novos lugares diariamente para os passageiros do transporte público. Disse também que acompanha a elaboração do projeto de extensão do Eixo Anhanguera para regiões leste, oeste e noroeste, e que defende um amplo debate com a população. Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura de Goiânia firmou convênio com a Caixa Econômica Federal, que liberou recursos na ordem de R$ 145.323.461,00 para a implantação de corredores preferenciais de ônibus na Capital e R$ 70 milhões para as obras do BRT Goiás Norte-Sul. Oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ? Pacto pela Mobilidade, os recursos serão aplicados em seis faixas preferenciais de ônibus, que vão beneficiar as avenidas T-7, T-9, 85, Independência, T-63 e 24 de outubro e em parte das obras do BRT Goiás Norte-Sul. A primeira licitação será para a execução do projeto na Avenida T-7, a segunda principal via da cidade em atendimento ao transporte coletivo depois da Avenida Anhanguera. Pelo local circulam oito linhas de ônibus que atendem 103.391 pessoas diariamente. A previsão da Prefeitura de Goiânia é que os demais editais de licitação sejam lançados ainda no segundo semestre, contemplando as outras cinco obras dos corredores. (Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação/ Lourdes Souza, da Editoria de Transportes)
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação