Encontrar pessoas capazes de se organizarem de forma voluntária e apartidária, em prol do desenvolvimento econômico e social da sua cidade, já é uma realidade na capital federal e em dezenas de cidades espalhadas pelo Brasil, apresentado pelo projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Se você também quer ser protagonista, e não apenas expectador das transformações da sua cidade nos próximos 20 anos, não pode deixar de acompanhar o evento “Diálogo CBIC: O Futuro da Minha Cidade e Brasília”.
Já disseminado em 28 localidades do país, esse projeto estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional, será divulgado nacionalmente no dia 10 de maio, a partir das 11h, durante debate ao vivo no Facebook da CBIC.
?
Gilberto Dimenstein, fundador do Catraca Livre, conduzirá a conversa entre o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o presidente da CBIC, José Carlos Martins; o presidente do Conselho de Desenvolvimento, Econômico e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), e o coordenador do projeto e ex-prefeito de Maringá (PR), Sílvio Barros.
Legado às futuras gerações
Com apenas 59 anos e cansada de ser refém das mudanças propostas por cada novo governador, a sociedade civil de Brasília aderiu ao projeto em 2017 e já está garantindo à futura geração brasiliense um importante legado de desenvolvimento econômico e social.
“A Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luso) é um dos avanços obtidos”, comemora Paulo Muniz.
“Podemos ser modelo para que outras capitais do Brasil tenham movimentos semelhantes, empoderando a sociedade para trabalhar numa gestão compartilhada com o governo”, ressalta Rosane Lucho do Vale, secretária executiva do Codese-DF, que conheceu o projeto quando ainda morava em Uberlândia (MG).
Goiânia, também modelo de sucesso com o seu Codese-GO, foi a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes a aderir à iniciativa. A meta é chegar ao centenário, em 2033, com um dos 10 melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
Dentre os avanços já obtidos, a contratação do projeto de mobilidade urbana, com reflexos em toda a capital goiana. “Projeto aprovado, licitação concluída e obra iniciada”, comemora o presidente do Conselho de Goiânia, Carlos Alberto.
Também integram o projeto as cidades de: Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Bento Gonçalves (RS), Campo Grande (MS), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC), Itapema (SC), João Pessoa (PB), Joinville (SC), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Velho (RO), Rio do Sul (SC), Santa Cruz do Sul (RS), Santa Rosa (RS), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Gonçalo do Amarante (CE), São Luís (MA), Teresina (PI), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ). Destas, 14 cidades deram continuidade ao projeto após o evento de sensibilização e mais de 60% estão com ações em andamento para a implementação do projeto.
O Futuro da Minha Cidade
O “Desafio de Pensar O Futuro das Cidades” teve início em 2012 na CBIC, inspirado no exitoso modelo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O objetivo era e continua sendo mobilizar a sociedade civil organizada e o poder público para planejar a vida e o desenvolvimento das cidades, tendo como objetivo final a qualidade de vida do cidadão. Todo o planejamento de longo prazo é realizado pelo Conselho, formado por Câmaras Temáticas.
“Não adianta ficar discutindo saúde, educação, transporte, se não tivermos recursos para pagar essa conta, e os recursos virão das atividades econômicas”, enfatiza Silvio Barros.
Conheça o projeto e, temos certeza, também se tornará um apaixonado pela iniciativa com grande possibilidade de integração do mesmo à sua cidade.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra